Matrícula

Procon alerta para cobrança indevida de taxas em escolas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 10/10/2017 às 9:35

-Reprodução/TV Jornal

Quando chega o fim do ano, começam os preparativos para renovar os estudos de crianças e jovens para o ano seguinte, e as escolas iniciam seus processos de matrícula e reserva de vagas. É importante estar atento aos custos, pois algumas instituições exigem pagamento de procedimentos e taxas indevidas.

É o caso, por exemplo, da taxa de pré-matrícula. Segundo Roberto Campos, gerente de fiscalização do Procon Pernambuco, instituições de ensino só podem cobrar pela reserva de vagas de alunos novatos. Os estudantes veteranos têm vaga garantida na escola.

Já o valor da mensalidade, que costuma aumentar todos os anos, merece uma atenção especial. O preço para um aluno estudar em uma escola depende da planilha de custos da instituição. Se um pai ou responsável se sentir lesado e achar que o aumento foi desproporcional, pode pedir para consultar essa planilha, para saber se houve algum aumento desnecessário.

Denúncia

Qualquer problema constatado pode e deve ser denunciado ao Procon. A denúncia pode ser realizada por telefone, pelo número 0800 282 1512 ou presencialmente, em uma de suas sedes.