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Dia do Pão: Setor busca inovação para se manter no mercado

TV Jornal
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Publicado em 16/10/2017 às 16:22

-Reprodução/TV Jornal

Entrar numa padaria e sentir aquele cheiro de pão quentinho é uma delícia e fica difícil resistir e sair sem levar, pelo menos um, para casa. Nesta segunda-feira (16), é comemorado o Dia Mundial do Pão, alimento que faz parte da mesa e da história do mundo.

Há estudos que dizem que o pão surgiu há cerca de 12 mil anos atrás na Mesopotâmia. De lá para cá, ele já passou pelas mãos de egípcios, gregos e romanos. Símbolo de fé, já foi transformado em rosas e também multiplicado e distribuído para os que tinham fome. Sendo considerado um dos mais importantes alimentos, partilhá-lo é um gesto de boas vindas, acolhimento, amizade, e, também de generosidade e agradecimento.

No Brasil, são produzidos em torno de 10 milhões de toneladas de trigo por ano, 55% desse trigo é destinado para o setor de panificação, o que corresponde a mais de 5 milhões de toneladas do cereal. São mais de 63 mil padarias atendendo a demanda do País e, cada brasileiro, consome apenas 33 kg de pão por ano, um dos menores índices da América Latina. No Chile, topo da lista dos consumidores de pão, são 93 kg de pão per capita.

Além de muita história, o resultado da mistura entre água, farinha, fermento e sal, também gera muitas oportunidades de trabalho. O setor cria mais de 840 mil empregos diretos só no Brasil e, de forma indireta, esse número pula para cerca de 1,8 milhão, segundo dados fornecidos pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco (Sindipão). Em Pernambuco, são gerados em média 70 mil empregos indiretos e 30 de forma direta. O ramo também é o que mais oferece a primeira oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.

Para quem deseja começar um novo negócio na área, o presidente do Sindipão, Paulo Pereira dos Santos Filho, explica que o primeiro passo é buscar orientação.

A concorrência é alta e, para se manter no mercado, as padarias precisam inovar, atender os novos modelos de consumo, que estão em constante mudança, e adaptar-se à nova realidade econômica. Dessa forma, a criatividade vem sendo a saída desses empreendedores.

João Batista de Souza Neto pode ser classificado como um case de sucesso. Dono de uma padaria de mais de cem anos de história em Surubim, Agreste do Estado, resolveu inovar e começar um novo negócio, uma indústria de venda de pães congelados para micro empreendedores. Seu João, como é conhecido na cidade, herdou o negocio do avô, João Batista de Souza, que fundou a padaria em 1906.

Na 3ª geração da Pan Cristal, foram abertas outras três padarias na cidade, eleitas entre as 100 melhores padarias tradicionais do Brasil. Mesmo assim, João Neto estava insatisfeito, queria crescer mais. Após um viagem para Alemanha, voltou obstinado a abrir uma indústria de congelamento de produtos de panificação. Depois de muito estudo, ele inaugurou o novo empreendimento, que, atualmente, já produz mais de 300 itens de panificação e gera mais de 350 empregos no município. "Quando eu comecei ninguém tinha esse empreendimento no País, comecei montando um laboratório nos fundos de uma das minhas padarias, o negocio cresceu tanto que tive que me mudar e investir em um local maior", conta o empreendedor.

Inovação também foi a palavra chave no empreendimento de Mario Siqueira, sócio da Casa do Pão Drive. Ele deixou o emprego para montar uma padaria, mas seu diferencial foi o Drive In, onde o cliente não precisa nem descer do carro para comprar o pão quentinho. "Nos horários de picos, nós vimos a necessidade de ter um atendimento mais rápido. A padaria ficava com filas enormes, muitos clientes não tinham onde estacionar, foi daí que surgiu a ideia de começar um Driver In", conta. A empresa, que é pioneira no Estado, virou um sucesso no bairro da Torre.

Pensando em alternativas para atender o público, que opta por uma alimentação mais saudável, padarias estão voltando ao processo antigo de fermentação, que pode durar até sete dias. O processo deixa o produto final mais natural e saudável. Este é o caso da Parla Deli Delicatessen, que oferece para os clientes pães com fermento natural, como o pão de multi grãos, um dos carros chefes da casa.

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O chefe de produção da delicatessen, Júnior Pereira, mineiro de 34 anos, é um exemplo das oportunidades que o setor oferece. Ele começou a carreira como faxineiro de uma padaria em Minas Gerais e, com esforço e buscando novos desafios, ele começou a aprender com outros funcionários a arte e o amor por fazer pão. Após trabalhar em vários estados do País, há três anos ele resolve vir "respirar farinha"em terras pernambucanas. O chefe vai ensinar como preparar uma receita deliciosa de pão de cenoura. Confira:

Receita:

2 kg de farinha de trigo (sem fermento)

3 1/2 de água

15 g de sal

360 g de açúcar

200 g de margarina

800 g de cenoura

150 g de fermento fresco

4 ovos

1 gema para untar

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos, exceto o fermento, adicione a margarina e os ovos e misture, adicionando a água aos poucos, até que a massa fique homogênea. Misture o fermento e deixe a massa descansado de três à quatros horas. Separe a massa em porções menores e molde no formato de bola. Asse os pães em forno pré aquecido à 180º por 15 minutos.