Justiça

Expedido mandado de prisão para suspeito de matar empresário em Aldeia

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 07/11/2017 às 15:00

-Reprodução/TV Jornal

Nesta terça, a Justiça de Pernambuco expediu o mandado de prisão temporária do suspeito de matar um empresário na Estrada de Aldeia, após um acidente de trânsito. O aposentado Adalberto Ferreira da Silva, de 66 anos, teria efetuado um disparo de arma de fogo contra o empresário Leonardo Henrique Buarque Spinelli, 34, na noite do sábado, 28 de outubro, depois que os veículos dos dois colidiu. A vítima foi atingida no peito.

"O motivo do pedido de prisão temporária, se deu principalmente porque ele não tem colaborado com as investigações. Solicitamos a sua presença para avaliarmos o carro, e em outra oportunidade para confrontar o seu depoimento com o da testemunha, esposa da vítima, mas ele não compareceu à delegacia. Outro detalhe é que a arma do crime não foi encontrada até agora, e o suspeito esperou dois dias para se apresentar", explica a delegada Euricélia Nogueira. Segundo ela, que é responsável pelas investigações do caso, até que se apresente à Polícia Civil, o comerciante Adalberto é considerado foragido.

Na tarde desta quarta-feira (8), a equipe da Polícia Civil, coordenada pela Delegacia de Camaragibe e pelo Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP), deverá realizar uma simulação da ocorrência no local do crime, afim de identificar quem teria provocado o acidente. "O Adalberto alega que ele foi atingido pelo carro do Leonardo, no entanto, entendemos que ele não teria motivos para fugir se isso realmente tivesse acontecido. E se o Leonardo bateu no carro dele, por quais razões ele teria perseguido Adalberto?", questiona a delegada.

Com validade de 30 dias, a prisão temporária expedida contra Adalberto Ferreira, poderá ser convertida em prisão preventiva com prazo indeterminado, caso seja entendido que o suspeito não participa do processo ou está atrapalhando as investigações de algum modo. "Nosso objetivo é robustecer o máximo esse inquérito, e que ele sirva de suporte para uma possível condenação", diz Nogueira. Até o momento, as circunstâncias da morte de Leonardo não foram configuradas como legítima defesa e o aposentado pode ser indiciado por homicídio duplamente qualificado, pois a vítima não teve chance de defesa e pela motivação banal, conforme a polícia.

Quando localizado, Adalberto Ferreira será levado para a Delegacia de Camaragibe e para o Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados exames para que seja verificada a sua integridade física. Em seguida, o aposentado será encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Entenda o caso

Por volta das 18h30 do dia 28 de outubro, o empresário Leonardo Spinelli, de 34 anos, morreu após se envolver em um acidente de trânsito na Estrada de Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife. O carro de Leonardo sofreu danos em toda a lateral do veículo. Ele voltava de uma festa com a esposa e a filha de três anos.

Após o acidente, Adalberto Ferreira, o comerciante que teria atingido o seu carro, fugiu, mas foi perseguido por Leonardo. Quando Adalberto parou, Leonardo desceu de seu veículo e foi em direção a ele para saber se ele arcaria com o dano material provocado instantes antes. Antes que Leonardo chegasse até o outro carro, ele foi atingido por um tiro no peito. O empresário foi socorrido para o Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, mas não resistiu ao ferimento e veio à óbito na unidade de saúde.