Educação

Recife promete climatizar todas as escolas municipais até 2019

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/11/2017 às 19:25

-Andrea Rego Barros / PCR

O Programa Novo Clima foi lançado na manhã desta quarta-feira (8), prometendo a climatização completa das 309 unidades de ensino da rede pública do Recife até 2019. A iniciativa contará com investimento de R$ 15 milhões na aquisição, instalação e manutenção dos equipamentos e na adequação física e elétrica das escolas para recebê-los. Com a implementação dos aparelhos em todas as escolas, os 90 mil alunos e 6.925 professores, além dos demais profissionais de educação, serão beneficiados com ambientes totalmente climatizados.

A mudança, segundo o secretário de educação do Recife, Alexandre Rebêlo, acontecerá de forma gradativa, mas com o objetivo de atingir 100% das escolas até 2019. Segundo o projeto, serão beneficiadas todas as salas de aulas e ambientes como bibliotecas, organização administrativa, sala dos professores e laboratórios. "Este ano, vamos fazer 46 escolas, mais 94 em 2018, e as últimas 94 em 2019, chegando à totalidade da nossa rede escolar com ar condicionado, garantindo mais conforto para todo mundo", pontua o secretário. O cronograma prevê, entre os anos de 2017 e 2019, a instalação de equipamentos nas 234 unidades de ensino que ainda não estão climatizadas.

A Escola Municipal São Cristovão, localizada no Brejo da Guabiraba, foi um das unidades que já recebeu a climatização completa. "Já percebemos uma enorme mudança no comportamento de todos os alunos e professores na nossa escola. É indiscutível a melhoria, na vontade de estar mais presente na sala de aula, até a evasão diminuiu. Isto também está atraindo e incentivando os alunos a se dedicarem mais às aulas e aos estudos", afirma a gestora da unidade, Maria José Lopes.

"Esse projeto vem transformar a sala de aula, o local onde os profissionais de educação levam conhecimento com qualidade para as crianças e jovens do Recife. E o Novo Clima vem fazer exatamente isso, levar mais conforto, qualidade, tanto pra quem ensina como pra quem está aprendendo, tornando a escola mais atrativa e gerando melhores resultados dos alunos", declara o prefeito Geraldo Julio.

Rendimento

Atualmente, 75 escolas, o que representa 25% da rede de ensino, conta com climatização completa de todos os ambientes. Esta é uma iniciativa prioritária na educação do Recife, pois, na capital recifense, a temperatura média gira em torno de 25,5ºC, mas pode chegar a 35ºC nos meses mais quentes, fator que pode gerar desconforto e ainda dificultar o rendimento dos alunos, atrapalhando a concentração.