Acidente de trânsito

Ciclista é atropelada em ciclofaixa na Zona Norte do Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/11/2017 às 21:25

-Foto: Reprodução / Facebook Ameciclo

Uma ciclista foi atropelada na ciclofaixa da Estrada do Encanamento, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, na noite dessa sexta-feira (10). Um motorista teria invadido a faixa destinada aos ciclistas com o carro e atingido Lígia Lima, que é coordenadora da Associação de Ciclistas da Região Metropolitana do Recife (Ameciclo). Na queda, ela bateu com a cabeça, mas foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), recebeu alta e passa bem.

"O atropelamento ocorreu porque o condutor, que estava com o veículo parado irregularmente sobre a calçada, acessou a via invadindo a ciclofaixa e atingiu a ciclista, que estava na ciclofaixa, por trás. Lígia sem chance de uma reação rápida foi imediatamente ao chão, desmaiando por alguns segundos", diz a Ameciclo. O condutor seria um idoso que não fugiu do local, porém não teria admitido a culpa por ter atropelado a ciclista, de acordo com a Associação.

Em nota publicada na página da Ameciclo no Facebook, a associação afirma que faltam "muitos ajustes" nas faixas para ciclistas e cobra da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) a fiscalização. Um dos coordenadores da Ameciclo, Victor Senna explica que o grupo ainda estuda a ação que será tomada e, até o momento, nenhum boletim de ocorrência foi prestado.

Em nota, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) garantiu que realiza um trabalho contínuo de vistoria para executar a manutenção da sinalização de trânsito, também priorizando as rotas cicláveis. O trabalho entra no cronograma da equipe técnica responsável sempre que é identificada a necessidade de renovação da pintura ou reposição das placas de sinalização vertical. A Autarquia afirmou ainda que a ciclofaixa implantada na Estrada do Encanamento foi requalificada no último mês, bem como a da Estrada do Arraial, que, juntas, contam com 5 km de extensão e compõem a Ciclofaixa Casa Amarela. Em relação à largura do equipamento, a CTTU garantiu que o tamanho atende às recomendações previstas no manual de sinalização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Confira trecho da nota da Ameciclo

A ciclofaixa em questão foi avaliada pela Ameciclo em 2016 e constatada que precisava de muitos ajustes. A CTTU disse que estava realizando a manutenção nas vias de acordo com nossa avaliação e havia prometido fiscalização permanente no local. Nunca foi relatada a presença de agentes no entorno e a ciclofaixa não atendeu as principais reivindicações da nossa avaliação: o alargamento dela e a implantação de fiscalização de velocidade no local. Lígia caiu para fora da ciclofaixa e quem pedala no local sabe que em outros horários haveria motoristas bem mais rápidos que poderiam ter atropelado-a em seguida, inclusive ônibus. Cezar Martins, associado da Ameciclo, há cerca de um mês atrás foi atropelado na Av Mário Melo, onde, conforme promessa da CTTU, deveria ter uma estrutura cicloviária desde setembro.