Investigação

PF cumpre 11 mandados de prisão em desdobramento da Operação Torrentes

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/11/2017 às 20:23

-EBC

A Polícia Federal em Pernambuco cumpriu, nesta terça-feira (21), novos mandados de prisão em desdobramento da Operação Torrentes. Por volta das 15h, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e dois de prisão domiciliar contra os mesmos alvos da primeira etapa da operação, que aconteceu no início do mês. A operação apura supostas fraudes em contratos de assistência às vítimas das enchentes que castigaram a Mata Sul do Estado nos anos de 2010 e 2017, fraudes em licitações e corrupção de servidores públicos vinculados à Secretaria da Casa Militar do Estado de Pernambuco.

Solicitadas pelo Ministério Público Federal, as prisões aconteceram após novos fatos surgidos dentro da investigação. De acordo com o advogado Ademar Rigueira, que defende alguns investigados, a juíza federal Carolina Souza Malta, que havia revogado a prisão temporária dos empresários e coronéis envolvidos no esquema, acatou as novas denúncias e determinou as prisões. Ainda segundo o advogado, os militares e empresários detidos são ligados a Ricardo José Padilha Carício, dono de uma das empresas investigadas tiveram as prisões decretadas.

Os oficiais detidos também foram obrigados a entrega os seus passaportes, tiveram o afastamento das funções públicas e deverão pagar fiança posteriormente, cujo valor será informado pela Justiça. Todos os presos passarão por audiência de custódia e serão encaminhados caso seja confirmada as ordens judicias para os respectivos sistemas prisionais. Os homens serão levados para o Cotel e as mulheres para a Colônia Penal Feminina.

A Operação

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Torrentes no Grande Recife, no último dia 9, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU). A ação visa desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e corrupção de servidores públicos vinculados à Secretaria da Casa Militar do Estado de Pernambuco.

Na ocasião, forma cumpridos 17 mandados judiciais, sendo 36 de busca de apreensão, 15 de prisão temporária e 20 de condução coercitiva, em Pernambuco e no Pará. Também foi determinado o sequestro e a indisponibilidade dos bens dos principais investigados.

Confira a lista de presos preventivamente

1. HEVERTON SOARES DA SILVA- PRISÃO PREVENTIVA;
2. ÍTALO HENRIQUE SILVA JAQUES-PRISÃO PREVENTIVA;
3. RICARDO JOSÉ DE PADILHA CARÍCIO-PRISÃO PREVENTIVA;
4. RAFAELA CARRAZZONE DA CRUZ GOUVEIA PADILHA-PRISÃO PREVENTIVA;
5. DANIEL PEREIRA DA COSTA LUCAS-PRISÃO PREVENTIVA – NÃO ENCONTRADO;
6. TACIANA SANTOS COSTA-PRISÃO PREVENTIVA;
7. RICARDO HENRIQUE REIS DOS SANTOS-PRISÃO PREVENTIVA;
8. JOÃO HENRIQUE DOS SANTOS-PRISÃO PREVENTIVA;
9. EMANOEL FELICIANO RIBEIRO-PRISÃO PREVENTIVA.

Confira a lista de presos domiciliar

1. FÁBIO DE ALCÂNTARA ROSENDO – CEL/PM – PRISÃO DOMICILIAR;
2. LAURINALDO FÉLIX DO NASCIMENTO – TC/PM – PRISÃO DOMICILIAR.