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Veja como fazer a carteira de trabalho digital

TV Jornal
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Publicado em 21/11/2017 às 20:54

-EBC

Nesta terça-feira (21), o Ministério do Trabalho lançou um aplicativo com todas as informações da Carteira de Trabalho. Através da nova ferramenta, será possível consultar todas as informações presentes no documento físico, como Qualificação Civil e Contratos de Trabalho. Com o objetivo de facilitar a vida dos trabalhadores, que terão o documento sempre em mãos, o app também possibilita a solicitação da emissão da primeira ou segunda via da caderneta.

Funcionando como uma extensão do documento físico, a Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada em smartphones que utilizem os sistemas operacionais Android ou IOS. Vale destaca que, de acordo com o Governo do Brasil, a carteira física não deixará de existir e seguirá como o documento oficial do trabalhador.

Como baixar

- Para acessar o documento digital, é preciso procurar por “Carteira de Trabalho Digital” na loja de aplicativos do celular e baixar o app.

-Divulgação

- Em seguida, surgirão na tela os informes e, posteriormente, uma tela com as opções Entrar, Solicitar 1ª via, Solicitar 2ª via e Perguntas Frequentes.

- Os trabalhadores que tiverem a senha cadastrada no cidadão.br e Sine Fácil, deve apenas clicar em Entrar e colocar a mesma senha.

- Após ler a política de privacidade, concordar e aceitar, será necessário digitar o CPF, a senha e selecionar Entrar mais uma vez.

- O trabalhador que não tiver senha ainda deverá criar uma em Primeiro Acesso no cidadão.br ou em Cadastre-se.

- Para isso, é preciso informar dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento, para serem validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Se estiver tudo correto, o trabalhador será encaminhado para um questionário com cinco perguntas sobre histórico laboral. Dessa forma, é preciso estar com a carteira de Trabalho física. Para passar para a próxima fase, é necessário acertar ao menos quatro perguntas. Posteriormente, será informada uma senha provisória, a ser trocada no primeiro acesso. No caso do usuário que não consiga acertar as respostas, é preciso aguardar 24 horas para nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS.