Agenda

Confira a programação da 113ª edição da Festa do Morro

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/11/2017 às 21:48

-Foto: JC Imagem

Com o tema Nossa Senhora da Conceição do Morro: Muitos Nomes, uma Só Mãe, em alusão aos vários títulos dados à santa, a Festa do Morro chega à sua 113ª edição no Morro da Conceição, Norte do Recife, a partir desta quarta-feira (29). Este ano, o evento tem duas novidades: a participação de artistas pernambucanos durante o novenário e quatro trios elétricos na procissão de encerramento, que acontece no dia 8 de dezembro, dia da santa.

Durante os dez dias da festa, serão celebradas 52 missas. De 30 de novembro a 7 de dezembro, as celebrações religiosas acontecem em cinco horários (7h, 9h, 11h, 14h e 16h), o novenário é celebrado às 19h30. No dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, haverá missas de hora em hora a partir das 0h, intercalando eucaristias dentro e fora do santuário.

Em homenagem ao ano mariano, cada dia do novenário será dedicado a um título dado a Maria: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora do Carmo, Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Nossa Senhora dos Prazeres, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Entre os artistas que participarão do novenário estão Silvério Pessoa, Almir Rouche, Dudu do Acordeon, LIv Moraes, Cristina Amaral, Viviane Arruda, Sandro Cesar, Fabiana Paula, Elys Viana e o Coral do Movimento Pró-Criança.

Nesta quarta-feira (29), uma celebração foi rezada no Santuário do Morro, às 9h. As comemorações começara, às 17h, com a concentração para a Procissão da Bandeira, no Sítio Trindade, também na Zona Norte, de onde o andor sairá às 18h.

A procissão de encerramento teve concentração marcada no Forte do Brum e o cortejo saiu às 15h, em direção ao santuário, um percurso de, aproximadamente, 7 quilômetros. A missa campal foi celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

"Essa festa é do coração do recifense. Nossa Senhora da Conceição não é a padroeira oficial do Recife, mas é a padroeira do coração", destacou o padre Renato Azevedo, pároco do Santuário do Morro da Conceição. Segundo ele, são esperadas 1,7 milhão de fieis.

Confira a programação:

29 de novembro
20h30 - Adriana Arydes

1º de dezembro
20h30 - Dudu do Acordeon e Silvério Pessoa

2 de dezembro
20h30 - Padre João Carlos

3 de dezembro
20h30 Frei Damião

7 de dezembro
Almir Rouche e Orquestra de Cordas do Movimento Pró-Criança