Votação

Você poderá usar o app E-título para votar nas próximas eleições

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/12/2017 às 21:00

-Divulgação

Depois da CNH digital, a Justiça Eleitoral divulgou o e-Título, aplicativo que permitirá aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do smartphone ou tablet. A novidade, lançada nessa sexta-feira (1º), é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) abraçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será adotada em todo o Brasil.

O app do e-Título é uma alternativa sustentável à emissão de títulos eleitorais em papel e trará redução dos custos da Justiça Eleitoral, como a emissão de segundas vias dos documentos extraviados, suprimentos de impressora, entre outros. Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis.

Segundo o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, a Justiça Eleitoral busca estar na vanguarda das inovações tecnológicas que possam proporcionar uma prestação de serviço ao eleitor mais rápida, transparente, segura e confiável. “É com esse intuito que lançamos o e-Título, aplicativo que possibilitará ao eleitor trazer consigo, em seu smartphone, uma versão digital de seu título de eleitor. Além de proporcionar uma grande comodidade ao eleitor, essa nova ferramenta também representará uma economia relevante à Justiça Eleitoral, com a diminuição de custos com impressão de documentos em papel”, explica.

Como funcionará

Para ter acesso ao documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Ao inserir no aplicativo o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor. O app está disponível no Google Play, utilizado pelos aparelhos Androids, e, em até dez dias, estará também na App Store, para o sistema operacional IOS.

A partir de agora, a documento terá a foto do eleitor. Contudo, essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, momento em que é capturada uma foto do cidadão junto com suas impressões digitais. No caso dos eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico, será possível baixar o aplicativo para usar no dia da eleição, porém será necessário apresentar documento de identificação com foto.

“Ao baixar o App, o eleitor tem na sua mão várias funcionalidades. A principal delas é a obtenção da via digital do título eleitoral. Depois que informa os dados, ele configura o seu acesso e recebe, além do próprio título eleitoral, informações sobre a sua quitação eleitoral e, inclusive, um QR Code que pode ser utilizado para validação dessa informação fornecida pela Justiça Eleitoral”, esclarece a secretária de Tecnologia da Informação do TRE do Acre, Rosana Magalhães. A especialista também é uma das responsáveis pela criação do aplicativo.

A ideia é que o App seja um portal de acesso a vários outros serviços, inclusive com a possibilidade de a pessoa saber o seu local de votação e se está em dia com a Justiça Eleitoral (quitação eleitoral). Será até possível, futuramente, fazer a justificativa eleitoral pelo aplicativo. “Enfim, existe um backlog de evolução bem grande, que essa primeira versão ainda não contempla, mas que até a eleição estará muito mais robusto”, concluiu Rosana Magalhães.