Saúde

Vergonha e preconceito: empecilhos para tratamento da perda auditiva

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 10/12/2017 às 21:05

-Pixabay

Um estudo da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia aponta que os pacientes demoram cerca de sete anos para procurar um especialista após perceber algum problema de audição, e mais dois para escolher um tratamento. Diante de dados como esses, a campanha Deixe a Vergonha de Lado tira dúvidas e explica sobre as causas e consequências da perda auditiva nas Zonas Norte e Sul do Recife. A ação, que contará com equipe de especialistas em saúde auditiva da Menthel Aparelhos Auditivos, acontece nesta segunda (11) e terça-feira (12) no Parque da Jaqueira e no calçadão da Praia de Boa Viagem, respectivamente, das 6h às 7h30.

“Quando detectado algum prejuízo auditivo, este é considerado irreversível. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar danos maiores”, explica Nathália Lins, fonoaudióloga da Menthel Aparelhos Auditivos. Problemas
auditivos podem acontecer em qualquer idade e apresentar vários graus de comprometimento.

Causas

Entre as causas, a questão genética, a exposição constante a ruídos intensos, trauma ou choque acústico, além da idade avançada e da perda auditiva condutiva, originada por algumas doenças. É importante realizar exames auditivos com frequência e não esperar para cuidar da audição apenas quando perceber algum incômodo. No caso de pessoas que já estão com a audição comprometida, o tratamento através do aparelho auditivo é indicado para qualquer grau da doença.