Serviço

Ação faz emissão gratuita de RG e outros documentos no Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/01/2018 às 21:48

-EBC

Neste mês, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) dá início a um projeto de cidadania, inclusão, prevenção, esclarecimento e prestação de serviço à população de 11 bairros do Recife. A iniciativa, batizada de Comunidade Segura, levará para comunidades unidades e profissionais das Polícias Militar, Civil e Científica, do Corpo de Bombeiros e da SDS.

O primeiro local visitado pela caravana, que acontece em parceria com a Prefeitura do Recife, será a UR-2, no bairro do Ibura, nesta terça-feira (9). A Escola de Referencia em Ensino Médio (Erem) Professor Jordão Emerenciano (Av. Angra dos Réis, s/n) receberá uma estrutura de serviços, incluindo orientações odontológicas; emissão gratuita de documentos (identidade, certidões de casamento, óbito e nascimento), palestras educativas sobre acidentes domésticos, primeiros socorros, utilização correta dos botijões de gás, violências contra a mulher (Lei Maria da Penha), crianças, bullying nas escolas, exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil, polícia comunitária e uso de entorpecentes.

Além disso, a grade da programação, durante manhã e tarde, contará com apresentação das bandas da PM e do Corpo de Bombeiros, atividades práticas com cães de busca e ainda a operação desarmamento, na qual pessoas sem porte poderão entregar suas armas à Polícia, sem penalização. Uma delegacia móvel será instalada no local durante todo o dia da ação. Também estarão presentes a Corregedoria e a Ouvidoria da SDS, para possíveis denúncias e esclarecimentos à população.

“Essa ação integrada visa aproximar Polícia e sociedade. Estamos investindo fortemente não apenas na repressão e na investigação policial, mas também na prevenção, orientação e cidadania. Cotidianamente, nossas operativas fazem ações sociais, mas estamos integrando e potencializando esses esforços. Elaboramos uma programação voltada para as realidades e necessidades locais, a exemplo dos acidentes com pessoas que estão substituindo o botijão de gás por lenha, álcool e outros materiais inflamáveis”, explica o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Demais localidades

A Caravana passará um dia inteiro em cada um dos 11 bairros ou comunidades, sempre às terças-feiras. Depois da UR-2, serão contemplados a Várzea (16/01), Vila da Imbiribeira (23/01), Vasco da Gama (30/01), Torrões (06/02), Cordeiro (20/02), Vila Cardeal Silva (27/02), Totó (06/03), Ipsep (13/03), Nova Descoberta (20/03) e Vila do Sesi (27/03).

Serviço

Comunidade Segura na UR-02

Data: 09/01 (terça-feira)

Horário: das 8h às 17h

Local: Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Professor Jordão Emerenciano, UR-2, Ibura, Recife (Av. Angra dos Reis, s/n)

Contato para entrevista: coronel Fernando Correa, gestor de Articulação e Capacitação da SDS. Telefone: (81) 98301-3575.