PARALISAÇÃO

Médicos da Prefeitura do Recife entram em greve

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 18/01/2018 às 14:55

-Foto: Simepe

Os médicos da rede municipal do Recife entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (18). A decisão foi tomada nesta sexta-feira (12) em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE). Após cumprimento do prazo legal de 72 horas e comunicação à Prefeitura do Recife, todos os serviços eletivos, de Programa de Saúde da Família (PSF), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e ambulatórios estarão suspensos, funcionando apenas urgência, emergência e maternidades.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros, foram inúmeras as tentativas de diálogo da entidade com a gestão municipal. O sindicato afirmou que estava tentando negociar com a prefeitura há quase um ano, até chegar à decisão de paralisar as atividades.

Para a vice-presidente do Simepe, Cláudia Beatriz Andrade, a decisão pela greve é um reflexo da união da categoria. “Esta decisão só reflete a força dos médicos, principalmente quando contamos também com o apoio irrestrito dos presidentes do Cremepe e da AMPE”, afirma.

Denúncias e visitações

A vice-presidente do Simepe diz ainda que as denúncias e visitações aos postos de trabalho continuarão neste período de greve. “Vamos realizar vistorias às unidades de saúde e encaminharemos as denúncias de postos em situação precária ao Cremepe e aos órgãos competentes”, explica.

Participaram da mesa da Assembleia: o presidente Tadeu Calheiros, a vice-presidente Claudia Beatriz e o diretor Executivo, Walber Steffano, do Simepe; além do presidente André Dubeux, o conselheiro Ricardo Paiva, ambos do Cremepe; e a presidente da AMPE, Helena Carneiro Leão.

Próxima assembleia

A próxima Assembleia Geral Extraordinária dos médicos do Recife está marcada para o dia 25 de janeiro, às 8h30, no auditório da AMPE, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife para definir os novos rumos do movimento grevista.