MOBILIDADE

Recorde de público provocou dificuldade na volta para casa, diz CTTU

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/02/2018 às 13:48

-Foto: Diego Nigro / JC Imagem

Diante dos inúmeros relatos de foliões que tiveram dificuldade na volta para casa saindo do Recife Antigo na noite dessa segunda-feira (12) de Carnaval, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) afirmou que o fato se deu pelo número de foliões que foram curtir a folia. Conforme a autarquia, foi registrado um público recorde de 300 mil pessoas no local. Nessa segunda, dia em que tradicionalmente há shows de artistas nacionais no polo do Marco Zero, subiram ao palco Silvério Pessoa, Devotos, Natiruts, Skank e Nando Reis.

"Em relação aos relatos de dificuldades na mobilidade, a CTTU esclarece que, na noite de ontem, foram vendidos 17.036 bilhetes do Expresso da Folia, 86% a mais do que na segunda-feira de Carnaval do ano passado, quando 9.149 bilhetes foram vendidos, e mais da metade de todo o Carnaval de 2017. Para atender esse aumento significativo da demanda de passageiros, foram acrescentados 19 ônibus na frota que operou durante o dia, totalizando 47 veículos em operação", diz trecho da nota. Entre a noite da segunda (12) e a madrugada da terça (13), 240 agentes e orientadores de trânsito e 30 profissionais que gerenciam a operação do Expresso da Folia trabalharam no esquema de mobilidade para viabilizar o acesso do público.

Leia a íntegra da nota

"A Autarquia de Trânsito e transporte urbano do Recife (CTTU) informa que montou um grande esquema de mobilidade com o intuito de viabilizar o acesso ao Bairro do Recife, onde está localizado o maior foco da folia do Carnaval e que ontem registrou um dos maiores públicos da história da folia recifense, com mais de 300 mil pessoas. No total, 240 agentes e orientadores de trânsito, além da equipe que gerencia a operação do Expresso da Folia, formada por 30 profissionais, trabalharam na noite da segunda-feira (12) e na madrugada desta terça-feira (13).

Em relação aos relatos de dificuldades na mobilidade, a CTTU esclarece que, na noite de ontem, foram vendidos 17.036 bilhetes do Expresso da Folia, 86% a mais do que na segunda-feira de Carnaval do ano passado, quando 9.149 bilhetes foram vendidos, e mais da metade de todo o Carnaval de 2017. Para atender esse aumento significativo da demanda de passageiros, foram acrescentados 19 ônibus na frota que operou durante o dia, totalizando 47 veículos em operação. É importante lembrar ainda que as linhas do Expresso da Folia que saem da Zona Sul (shoppings RioMar e Recife) contam com faixa exclusiva no Cais de Santa Rita, a partir da altura do edifício Píer Maurício de Nassau. Já os que saem da área norte (shoppings Plaza e Tacaruna) contam com faixa exclusiva na Ponte do Limoeiro e na Avenida Cais do Apolo. A medida está sendo realizada com o auxílio de blocos de concreto, garantindo ainda mais rapidez às viagens.

Já em relação ao serviço de táxi, a CTTU informa que, em 2018, assinou o Convênio Táxi Metropolitano com 9 municípios da RMR, quatro a mais do que o carnaval de 2017. São eles: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço, Camaragibe, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Cabo de Santo Agostinho. A frota desses municípios foi somada aos 6.126 táxis cadastrados no Recife, havendo um reforço de cerca de 50% nos táxis disponíveis aos foliões. Além disso, para facilitar o embarque e desembarque das pessoas , a CTTU montou quatro pontos de táxis provisórios em locais estratégicos do Bairro do Recife, um a mais do que em 2017. Os pontos estão localizados na esquina da Avenida Martins de Barros com a Ponte Maurício de Nassau, na Avenida Alfredo Lisboa, em frete ao edifício da Receita Federal e em cima das pontes Buarque de Macedo e Giratória".