Sintepe

Trabalhadores em educação de Pernambuco decretam estado de greve

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/03/2018 às 18:56

-Agência JCMazella

Os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino de Pernambuco decretaram estado de greve nesta segunda-feira (12). A decisão foi tomada durante Assembleia Geral, após a direção do Sintepe, sindicato da categoria, repassar informações sobre a mesa específica de negociação realizada na última quinta-feira (8).

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a Mesa Específica de Negociação deveria ter sido realizada na Secretaria de Administração, mas o governo transferiu a reunião para a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e não encaminhou o secretário de administração para a referida reunião. Diante da impossibilidade de discutir a pauta financeira, a mesa foi instalada e 23 itens da Pauta de Reivindicação foram tratados. Uma nova reunião foi marcada para o dia 21 de março, às 16h, na Secretaria de Administração.

No entanto, a categoria destaca que a nova data da mesa é próxima do prazo limite para reajuste salarial dos servidores. “É notório que o governo está empurrando a nossa Campanha Salarial Educacional para frente. Se ele está jogando para frente é porque boa coisa não tem. Além do mais, há a lei eleitoral que limita o prazo para que conquistemos o nosso reajuste (6 de abril)”, considera o presidente do Sintepe, Fernando Melo.

Com o objetivo de pressionar o governo, os trabalhadores em educação aprovaram o estado de greve e instalaram um comando de mobilização, composto por representantes dos setoriais e de regionais. O comando mobilizará os trabalhadores em educação que atuam em todas as escolas estaduais. A categoria precisa estar unida diante desse contexto.

Calendário de Mobilização:

Audiência Pública sobre retirada da obrigatoriedade do ensino de Espanhol da Matriz Curricular das Escolas de Referência e Escolas Técnicas Estaduais.

14 de março, às 9h, no Auditório da Assembleia Legislativa.

Dia Estadual de Mobilização dos Servidores Públicos

15 de março, às 9h. Em Frente a Assembleia Legislativa de Pernambuco

Reunião da Mesa Específica de Negociação

21 de março, às 16, na Secretaria de Administração.

Assembleia Geral

22 de março, às 9h. Teatro Boa Vista, Rua Dom Bosco, Recife.

Assembleia Geral

27 de março, às 14h. Local a definir.