Saúde

Recife realiza campanha de vacinação contra HPV e meningite

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 16/03/2018 às 19:35

-Foto Antonio Tenorio / PCR

A Campanha de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra HPV e Meningites começou no Recife. Destinada às meninas de 9 a 14 anos e aos meninos de 11 a 14, a vacinação atende ao chamamento do Ministério da Saúde.

Vale lembrar que as duas vacinas fazem parte do calendário vacinal, mas o mês de março é sempre escolhido para a campanha de mobilização. “É preciso levar as cadernetas, para que as vacinas sejam anotadas. São duas doses, uma após seis meses da primeira”, diz Margareth de La Puente, do Programa nacional de Imunização (PNI) do Recife.

Neste ano, a faixa etária a ser imunizada contra a teve uma alteração fica entre 11 e 14 anos de idade, de ambos os sexos. No ano passado, estavam sendo vacinados meninos e meninas de 12 a 13 anos. A vacinação acontece nos postos de saúde do Recife, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Entenda as doenças

HPV

A infecção sexualmente transmitida mais comum em vários países do mundo, o papiloma vírus humano (HPV) afeta pele e mucosas, especialmente o trato genital. Sua transmissão mais frequente é por contato pele-pele ou pele-mucosas. O HPV é associado a diversos tipos de câncer, tais como colo de útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe.

Meningite

As sociedades científicas brasileiras recomendam o uso rotineiro da vacina meningocócica C conjugada para lactentes maiores de dois meses de idade, crianças e adolescentes. No primeiro ano de vida, é indicada aos 3 e 5 meses e a dose de reforço, entre 12 e 15 meses de idade além de doses de reforço entre 5 e 6 anos de idade e aos 11 anos.

O PNI recomenda a administrar o esquema de duas doses, aos três e cinco meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias, sendo o primeiro reforço administrado aos 12 meses de idade. Os adolescentes de 11 e 14 anos, devem receber o segundo reforço ou dose única, conforme situação vacinal.