Páscoa

Domingo de Ramos marca início da programação da Semana Santa

TV Jornal / Com informações do JC Online
TV Jornal / Com informações do JC Online
Publicado em 25/03/2018 às 12:50

-Rafael Carneiro / Rádio Jornal

A programação da Semana Santa teve início neste domingo (25), com a missa do Domingo de Ramos. Os fiéis seguiram em procissão da Igreja da Misericórdia até a Catedral da Sé, no sítio histórico de Olinda, no Grande Recife.

A celebração contou com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O Domingo de Ramos representa a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. Na conhecida passagem bíblica, o Messias chega montado em um jumentinho e é recebido por centenas de pessoas com ramos de palmeiras e oliveiras nas mãos.

As celebrações serão realizadas do Domingo de Ramos (25) até o Domingo de Páscoa (1º), nas 129 paróquias que fazem parte da Arquidiocese de Olinda e Recife. O arcebispo dom Fernando Saburido participará de procissões, vivências e celebrações na Catedral da Sé, em Olinda, no Centro do Recife e na Região Metropolitana.

Programação

Outro momento marcante ocorrerá na quarta-feira (28), com a 18ª Via Sacra da Fraternidade. A concentração será às 6h, no Pátio de São Pedro, Centro do Recife. No local, haverá arrecadação de alimentos para a Fazenda da Esperança de Jaboatão dos Guararapes, instituição que acolhe dependentes químicos.

A Via Sacra refletirá sobre o calvário de Jesus e o tema da campanha da Fraternidade 2018: fraternidade e superação da violência. Durante o trajeto, com saída às 8h, os participantes se revezam carregando uma cruz de madeira que pesa 102kg, pelas principais ruas do Centro. Ao final, às 11h, será celebrada missa, na Basílica do Carmo.

Na quinta-feira (29), dom Fernando Saburido celebra missa e ritual do Lava-Pés no presídio Juiz Luís Lins de Barros, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. O arcebispo lavará os pés de 12 detentos, em referência ao momento em que Jesus ensina a humildade aos discípulos. “Todos os anos o ritual ocorre em um local diferente, sempre em referência ao tema da campanha da fraternidade”, explicou o monsenhor José Albérico.

No domingo de Páscoa (1º), celebrando a ressurreição de Jesus, haverá missa na Catedral da Sé, em Olinda, às 9h, e na igreja matriz de São Gonçalo, em Itapissuma, na Região Metropolitana, às 19h.