Aberta ao público

Daniela Arbex realiza palestra sobre jornalismo investigativo no Derby

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/03/2018 às 18:07

-Foto: Pixabay

No dia 02 de abril, a jornalista Daniela Arbex, vencedora do Prêmio Jabuti 2016 na categoria livro-reportagem, vem ao Recife trazendo a palestra “O jornalismo investigativo e a construção da memória no Brasil”. O evento, que será realizado das 19h30 às 21h30, integra a programação da Semana de Reinauguração da Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundaj, instituição vinculada ao Ministério da Educação. As atividades serão realizadas no prédio recém-reformado da Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby, área central do Recife.

Com mais de 20 anos de carreira, Daniela é repórter especial do Jornal Tribuna de Minas. Ela vai discutir sobre o papel do jornalismo na investigação dos fatos e problemas sociais. “Minha palestra é sobre os bastidores do Holocausto brasileiro, meu primeiro best-seller, exemplo de como uma investigação jornalística é capaz de construir memória e colocar no centro da agenda pública um tema crucial como a saúde mental no Brasil”, explicou.

Publicado em 2013, a obra mergulha nos casos de maus-tratos, torturas e mortes praticados no Hospício de Barbacena (MG), trazendo à tona as implicações dos médicos e do Estado. Por esse trabalho, Daniela conquistou o prêmio de Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e de segundo melhor Livro-Reportagem no Prêmio Jabuti (2014).

Adotado em universidades de todo o país, o livro ajudou a construir a história da saúde mental no Brasil. “A construção da memória coletiva é uma forma de se buscar justiça, porque o esquecer é negar a história”, destaca a jornalista. Em 2016, Daniela conquistou o primeiro lugar do Prêmio Jabuti, na categoria livro-reportagem, pelo Cova 312. Seu trabalho mais recente foi publicado em janeiro deste ano: Todo dia a mesma noite - a história não contada da Boate Kiss (Editora Intrínseca).

Vagas

A palestra é aberta ao público e as vagas serão preenchidas conforme a ordem de chegada. Mais detalhes estão disponíveis no site do evento.

Serviço


Palestra “O jornalismo investigativo e a construção da memória no Brasil”, com a jornalista Daniela Arbex
Data: 02 de abril de 2018, das 19h30 às 21h30
Local: EIPP/Fundaj (R. Henrique Dias, 609 – Derby, Recife – PE)
Informações: eipp.fundaj.gov.br/cursos