SERVIÇO GRATUITO

Começa nesta segunda agendamento de castração gratuita de cães e gatos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/04/2018 às 17:35

-Inaldo Lins/PCR

Começa nesta segunda-feira (2) os agendamentos das castrações gratuitas de cachorros e gatos para o mês de abril no Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. São disponibilizadas pela Prefeitura do Recife cerca de 50 vagas por dia, nas manhãs de segunda a sexta-feira. Desde outubro de 2013, a Seda já realizou mais de 17 mil castrações de caninos e felinos, machos e fêmeas.

Como agendar

Os moradores da cidade do Recife podem agendar a cirurgia através dos telefones 3355-8639 e 3355-9413, das 8h às 12h e das 14h às 17h, até a próxima quarta-feira (4). A Seda pede que o público insista nas ligações, já que, em todo início de mês, a procura tem sido alta e por isso os ramais ficam bastante ocupados. Quando todas as cerca de mil vagas disponibilizadas para o mês são preenchidas, suspende-se a marcação e o interessado deve voltar a ligar nos três primeiros dias úteis do mês seguinte.

Orientações

Os tutores são orientados sobre o pré-operatório e sobre a documentação que precisa ser levada no dia da cirurgia do animal. Na data agendada, os cachorros e gatos são avaliados pelos veterinários da Seda para saber se estão aptos a realizar a castração. Eles precisam estar há 12 horas de jejum. As cadelas não podem estar no cio, gestantes ou amamentando. Os tutores precisam levar original e cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Depois da operação, os animais voltam para casa no mesmo dia.

Todos os cães e gatos castrados recebem um microchip para identificação individual. Através do número desse microchip, que é intransferível, é possível obter as informações do tutor do animal. Caso o bicho de estimação perca-se, é mais fácil localizar o responsável.