Patrimônio Cultural de PE

Aprenda a fazer Bolo de Rolo em casa

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/04/2018 às 10:30

-Reprodução/TV Jornal

Em 2008 o Bolo de Rolo foi consagrado Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco e é orgulho dos pernambucanos. A receita tradicional do Estado, que passa de mesa em mesa há mais de 300 anos, é uma iguaria que conquista o paladar de quem prova. Defendido com unhas e dentes pelos seus conterrâneos, não admitimos que nenhum desavisado o chame de "rocambole". O Bolo de Rolo é único! :)

Mas muitos nem arriscam tentar reproduzir a receita em casa, pela fama de 'trabalhosa' que tem. Por isso, Luana Cruz, do Sabor da Gente, foi conversar com a boleira Vivi Barros para tentar desconstruir essa ideia na cabeça das pessoas, e mostrar que é sim possível fazer um delicioso Bolo de Rolo na cozinha de casa.

Agora pega o caderninho e anota a receita e depois assiste ao vídeo para entender mais ainda.

Bolo de Rolo

Ingredientes:

300g de Margarina
300g de Farinha de Trigo
300g de açúcar
6 ovos
Doce de goiabada

Modo de Preparo:

Em uma batedeira junte a margarina e a gema do ovo, lembrando de tirar a película da gema para não ficar o cheiro forte de ovo. Após bater, adicione a farinha de trigo aos poucos e em seguida adicione as claras, que não precisam ser batidas separadamente e ficar em neve. Despeje a massa homogênea em 6 formas iguais e as coloque no forno por aproximadamente 20 minutos. Após tirar do forno, adicione a doce de goiabada, vale lembrar que precisa ser dividido igualmente para as 6 camadas.

Para montar o bolo você enrola a primeira camada de massa, depois a segunda e sucessivamente. Quando chegar a sexta camada e o bolo estiver todo prontinho, apare as bases do bolo, coloque o bolo na geladeira por 20 minutos, depois tire e polvilhe açúcar refinado.

Confira o vídeo e prepare seu Bolo de Rolo: