Enfrentamento

Campanha de enfrentamento ao abuso sexual infantil é lançada em PE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/05/2018 às 13:00

-Diego Nigro/ Jc Imagem

A Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Pernambuco lançou uma campanha nessa quinta-feira (3) com o objetivo de mobilizar a sociedade e autoridades quanto às necessidades da vítima de violência. Nomeado de “Mexa-se!”, a ideia é que a campanha atue sensibilizando e pressionando o poder público para que essa assistência ocorra.

De acordo com o coordenador da rede, Ricardo Oliveira, é necessário que medidas sejam tomadas para haja a implantação de serviços que auxiliem os jovens nessa trajetória, além de haver responsabilização mais severa para o agressor que comete o crime. “Em Pernambuco, as delegacias de criança não estão em todas as regiões. Não existe atendimento especializado, as crianças são ouvidas nas delegacias comuns e acabam revitimizadas, porque não há formação adequada ou compreensão de que o caso requer atenção especial”, explica.

Segundo ele o problema é ainda maior quando se falta profissionais nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), sendo a alternativa, buscar assistência em municípios vizinhos ou mesmo através de ONGs.

Respostas

De acordo com o secretário-executivo de Assistência Social, o Estado está trabalhando para que cada município tenha a sua própria área de atuação do Creas. Ainda faltam 18 municípios, desses, 14 já estão em processo de implantação.

No caso das delegacias, quem responde é a Polícia Civil. Eles informaram que o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) atua no Grande Recife, oferecendo escuta especializada. Em março deste ano, a PCPE ofereceu um curso de capacitação para profissionais melhorarem o atendimento neste âmbito.

Programação

O Dia Nacional de Enfrentamento é celebrado no dia 18 deste mês, mas a campanha já terá início na quinta-feira (17), com atividades para crianças da Escola Estadual Siderando Silveira, em Santo Amaro, no centro do Recife.

Dia 18

14h - Caminhada, com saída do Parque 13 de maio.

Dia 23

8h às 17h - Seminário na Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), no bairro da Boa Vista.

CARUARU

Dia 29

8h às 13h: Centro de Educação Popular Comunidade Viva, bairro do Cedro.