Luto

Morre aos 74 anos compositor do Hino do Galo da Madrugada, José Mário

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/05/2018 às 12:45

-Arquivo Pessoal

O compositor do hino do Galo da Madrugada, o músico José Mário Chaves, falece aos seus 74 anos, no Recife. O artista já vinha tendo complicações, e estava internado desde o dia 1º de maio, após a constatação de uma infecção urinária. A situação se agravou e ele acabou desenvolvendo uma hemorragia digestiva baixa, e foi a óbito no sábado (11).

De acordo com a filha do músico, Laís Chaves, seu pai era diabético e hipertenso, e fazia hemodiálise há três anos, frequentando muitas vezes os hospitais.

O Galo da Madrugada

Um ano após a fundação daquele que viria a ser o maior bloco de carnaval de rua do mundo, organizadores da festa resolveram desenvolver uma música própria que desse a cara do bloco. Para isso, a letra precisaria transmitir ao folião a mensagem principal do evento: convocar a todos, como num canto matinal, a participar da folia que voltara às ruas do Recife.

Em 1979, José Mário Chaves foi procurado pela diretoria e criou o Hino do Galo, que chamava a atenção do público para o fato de o Bloco começar logo cedo, quando o sol clareava a cidade, sendo o Galo responsável por levantar o carnaval do Recife. A música ganhou notoriedade na voz do cantor pernambucano Alceu Valença, uma das vozes do carnaval brasileiro.