DELÍCIAS PORTUGUESAS

Culinária Portuguesa faz sucesso na mesa do recifense

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/06/2018 às 19:00

-Reprodução/TV Jornal

Quando se pensa em culinária portuguesa, com toda certeza vem à cabeça imediatamente o bacalhau, vinhos e o clássico pastel de Belém, não é? Mas a variedade da gastronomia lusitana é muito rica e com vários pontos em comum com a brasileira, estando presente na nossa mesa com mais frequência do que imaginamos. Pensando nessa conexão, o Sabor da Gente visitou um restaurante português no Recife e trouxe um pouco da história e da diversidade gastronômica do país do outro lado do Atlântico.

A semelhança na cozinha vem também das influências que os portugueses deixaram na época colonial. Um exemplo é o Sarrabulho, prato clássico feito com miúdos de porco ou de cabrito, usando também o sangue, como o nosso sarapatel. Outro prato clássico é o cozido à portuguesa, composto de oito carnes e três chouriços, além de poder ser acrescido de feijão. Seria uma mistura do nosso cozido com a feijoada?

Uma coisa que é única de Portugal e ninguém pode negar é o bolinho de bacalhau. A clássica entrada dos restaurantes lusitanos é um petisco muito popular entre os brasileiros, e a receita é superfácil de ser executada, garante o empresário e chef Jaime Alves: "O verdadeiro bolinho é composto por bacalhau desfiado, batata machucada, cebola, ovo e salsa. É só misturar tudo e depois enrolar e fritar". O chef ainda alerta que não inclua macaxeira, farinha de trigo ou qualquer outro insumo para dar liga: "Se a receita for seguida a risca, é totalmente sem glúten", complementa.

Mas claro que não podemos acabar essa matéria sem falar das sobremesas. A mais pedida do estabelecimento é a Baba de Camelo, o nome até assusta, mas quando se descobre que é preparada com doce de leite, gemas de ovos, claras em neve e biscoitos, fica impossível resistir! Só de imaginar já dá água na boca, não é?

Aperta o play!

Serviço:

Casa Ibérica
R. Eng. Sampaio, n°5 - Rosarinho, Recife - PE, 52041-020
(81) 3039-1699
Instagram - @casa.iberica