Festa

Preparação para o São João de Caruaru nos últimos ajustes

TV Jornal / NE10 Interior / JC Online
TV Jornal / NE10 Interior / JC Online
Publicado em 01/06/2018 às 15:15

-Foto: Wenyson Aubiergio / Acervo JC Imagem

A preparação para a abertura do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, no próximo sábado (2) já está nos últimos detalhes. No Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e Estação Ferroviária, as estruturas já estão montadas. A Secretaria de Saúde da cidade organizou a Operação São João com Saúde com estratégias para atender à população.

Abertura do São João de Caruaru 2018 permanece, apesar da crise

A prefeita da cidade de Caruaru, Raquel Lyra, confirmou na noite desta quarta-feira (30) que a abertura da programação do São João 2018 da cidade, localizada Agreste de Pernambuco, permanece sem alterações, já que a crise no abastecimento de combustíveis começa a ser contornada.

Durante a coletiva de imprensa, Raquel Lyra explicou que a prefeitura montou um comitê de gestão da crise de abastecimento para avaliar a possibilidade da realização. "Amanhã temos 100% da frota de ônibus e de limpeza pública pública funcionando. Isso é um apoio e uma determinação da prefeitura junto com toda sociedade civil organizada, polícias e com o Ministério Público pra que a gente possa iniciar a retomada da economia de nosso município", afirmou a prefeita.

400 atrações

A abertura oficial acontece neste sábado (2), a partir das 19h, na Estação Ferroviária, mas quem chegar à cidade na sexta (1º) já poderá desfrutar de uma prévia da festa com apresentações nos polos da Estação e no Sítio Pau Santo, na zona rural, que recebe a primeira apresentação do São João na Roça.

Quem abre a grade de shows no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, no sábado, é a Orquestra de Pífanos de Caruaru, regida pela maestro Mozart Vieira, que conta com 75 integrantes. A noite a festa traz Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru e Jonas Esticado. Os artistas Wesley Safadão, Alok, Gabriel Diniz, Flávio José, Michel Teló, Azulão e Azulinho e Cordel do Fogo Encantado estão entre as cerca de 400 atrações do festejo junino que este ano, segundo a prefeitura de Caruaru, deve atrair um público de 2,5 milhões de pessoas. A festa vai até o dia 30 de junho.

No domingo, no Pátio de eventos apresentam-se Chambinho do Acordeon, Geraldo Azevedo e Alcymar Monteiro.

Economia

De acordo com Raquel Lyra, a previsão é que a festa de São João faça as turbinas da economia caruaruense girar novamente. "O São João é muito importante pra caruaru e não é só culturalmente. O impacto econômico é importantíssimo para girar a economia local. Todos os serviços prestados pela prefeitura do município já estarão funcionando 100% a partir de amanhã, disse.

Ainda segundo a prefeitura, o apoio da população e dos prestadores de serviço foi essencial para driblar a crise. "A gente continuou montando toda a estrutura enquanto a crise estava acontecendo. A população de caruaru foi extremamente solidária nesse momento todo. Hoje nós injetamos na economia 15 milhões de reais com o pagamento do funcionalismo público no dia e a gente espera que a gente tenha uma linda festa", afirmou.

Outros festas adiadas

Algumas aberturas de festas juninas pelo País foram canceladas ou adiadas por conta da greve dos caminhoneiros. Uma delas foi o São João de Campina Grande, na Paraíba, que este ano ocorrerá no período de 8 de junho a 8 de julho. Uma semana de adiamento.