Ataque em Piedade

'Ele disse que iria brigar com tubarão', relatou bombeiro após resgate

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/06/2018 às 7:45

-Reprodução/TV Jornal

O sargento Carlos César Santana, de 34 anos, não hesitou em entrar no mar de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para resgatar um jovem vítima de ataque de tubarão, nesse domingo (3).

O salva-vidas, que tem 10 anos de atuação no Corpo de Bombeiros, não estava usando o repelente de tubarão e mesmo assim arriscou a sua vida para retirar o estudante José Ernesto Ferreira da Silva, 18, da água. O jovem morreu na madrugada desta segunda-feira no Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife.

“Estava perto de terminar o serviço. Avistei o rapaz (José Ernesto) numa área de risco. Quando me deslocava para pedir para ele sair da água, houve o ataque. Eu já estava dentro do mar. Percebi que dava para entrar e corri para retirá-lo. Não dá para pensar muito, meu objetivo é salvar vidas, é o meu trabalho. Não daria tempo para pegar o repelente”, relatou o bombeiro.

-Foto: Guga Matos/ JC Imagem

Segundo o sargento Santana, um dos amigos de José Ernesto comentou, após o episódio, que a vítima teria dito que iria entrar no mar para desafiar os tubarões. “Depois que o rapaz foi socorrido conversei com um colega dele. Ele disse que Ernesto falou ‘vou entrar para ver se o tubarão me pega, vou brigar com ele’. Infelizmente aconteceu a fatalidade”, destacou o salva-vidas.

Foi o sargento Santana que também participou do resgate de Pablo Diego Inácio de Melo, atacado no mesmo local em 15 de abril. Pablo teve uma mão e uma perna amputados.

Alerta

Para o oficial, os banhistas deveriam respeitar as placas de advertência de ataque de tubarão. “Espero que sirva como exemplo e as pessoas tomem consciência. Não é aconselhado o banho de mar em área aberta, como existe aqui em Piedade. Nós salva-vidas estamos na praia para guardar a vida das pessoas. Muita gente bebe, consome drogas e não se conscientiza do risco que corre. Avisamos, pedimos para sair, mas não atendem”, enfatizou o sargento Santana.

Repelente de tubarão

O repelente de tubarão é um sensor que fica preso ao tornozelo do usuário e emite ondas eletromagnéticas em um raio de até cinco metros, para proteger a pessoa. O Corpo de Bombeiros de Pernambuco tem 10 aparelhos, um para cada posto de salvamento existente entre a Praia de Zé Pequeno (Bairro Novo), em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.