Projeto internacional

Projeto envia R$1,8 milhão em equipamentos médicos para hospitais

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 06/06/2018 às 20:55

-Foto: Divulgac?a?o

Depois da visita de uma comitiva a Pernambuco em novembro do ano passado, o Project Cure, que tem como objetivo ajudar o atendimento médico através de doações de equipamentos e suprimentos para países em desenvolvimento, enviou dois contêineres com doações para o Estado. A previsão é que o primeiro deles chegue ao Porto de Suape no dia 6 de junho e o segundo, até o final de junho.

Ao todo, os contêineres somam um montante de R$1,8 milhão em equipamentos médicos, como seringas, máscaras e cateteres. Após a chegada e liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os suprimentos serão distribuídos para o Hospital do Câncer, Hospital da Restauração, Hospital Dom Hélder e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Toda a doação será destinada para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Iniciativa

O projeto tem o objetivo de facilitar o atendimento médico em países em desenvolvimento, o Project Cure (Comissão sobre Alívio Urgente e Equipamentos) foi fundado em 1987, por James Jackson, que, na época, trabalhava como consultor econômico internacional. A iniciativa surgiu quando, durante visita a uma pequena clínica próxima ao Rio de Janeiro, ele percebeu que muitos pacientes não eram atendidos pela falta de suprimentos médicos básicos.

O envio para o Brasil foi custeado pelo próprio James Jackson. A iniciativa de trazer o projeto para Pernambuco é do empreendedor Marcos Roberto Dubeux. As negociações começaram em 2017 com uma reunião com o governador Paulo Câmara.