Recife

Crianças podem ser vacinadas até este domingo em postos volantes

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 30/06/2018 às 17:51

-Alexandre Gondim/JC Imagem

Crianças com idades entre seis meses e menos de cinco anos ainda podem ser vacinadas até a tarde deste domingo (1), em postos volantes disponibilizados pela Prefeitura, que atuarão em diversos pontos da cidade.

A capital tem quase 100% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação, que chegou ao m na última segunda-feira, já imunizado, mas o grupo das crianças ainda não bateu a meta de 90% de cobertura. Até a tarde dessa sexta-feira (29), mais de 17 mil meninos e meninas não haviam sido vacinadas.

De acordo com o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, a campanha acabou formalmente, mas o Ministério da Saúde recomendou que a vacina continuasse sendo disponibilizada até quando houver imunização disponível.

"Aqui no Recife, aproveitamos para criar uma estratégia para alcançar a meta do grupo original das crianças (até 5 anos). Por isso, os postos volantes atendem exclusivamente esse grupo, que ainda precisa de reforço”, esclarece.

A escolha dos locais é estratégica: são parques, shoppings e lugares de grande circulação do público infantil. O reforço está valendo desde terça-feira e vai até amanhã. “Já vimos resultado. Atingimos 80% de cobertura nesse grupo”, comemora o secretário.

Público-alvo

O público-alvo da campanha é formado ainda pelas pessoas com mais de 60 anos (100%), gestantes (98%), puéperas (100%), trabalhadores de saúde (96%) e professores das redes pública
e privada de ensino (100%). Além deles, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades, quando há duas ou mais doenças simultâneas) também precisam ser imunizados.

Confira os locais e horários:

Parque da Jaqueira e Parque 13 de Maio: 14h às 18h (sáb.) / 9h às 17h (dom.)

Sítio Trindade: 17h às 20h (quinta e sexta-feira) / 15h às 20h (sábado)

Centro Comunitário da Paz (Compaz) Santa Terezinha: 17h às 21h (terça e quarta-feira)

Shoppings Tacaruna, Recife, RioMar e Plaza Casa Forte: 12h às 18h (sáb. e dom.)

Parque Dois Irmãos (Zoológico): 9h às 16h (domingo)

Jardim Botânico: 9h às 15h (domingo)

Recife Antigo (Marco Zero): 9h às 12h (domingo)

Sport Club do Recife: 9h às 12h (sáb. e dom.)