COLHIMENTO

Pernambuco recebe refugiados venezuelanos vindos de Roraima

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 03/07/2018 às 13:55

-Governo Federal / Divulgação

Um grupo de 115 refugiados venezuelanos desembarcaram na tarde desta terça-feira (03) no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, vindos de Boa Vista, Roraima, numa aeronave da Força Aérea Brasileira. 70 deles seguirão, em veículos do Exército, para Igarassu, onde serão acolhidos nas Aldeias Infantis; 45 irão para João Pessoa (PB) e serão abrigados na Pastoral do Migrante naquele Estado.

Fotos: Felipe Ribeiro / JC Imagem

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS), estão organizando a infraestrutura para esse acolhimento emergencial. Na manhã dessa segunda-feira (02), o secretário-executivo da SEASS, Joelson Rodrigues, esteve em Igarassu conhecendo a estrutura das Aldeias Infantis e manteve contato com a Prefeitura de Igarassu acerca da assistência que será dada aos imigrantes.

Acordo

A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte de um acordo entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional da Casa Civil e o Comitê Federal de Assistência Emergencial, que desde o início do ano tratam do fluxo migratório desses estrangeiros. Anteriormente, o governo federal já realizou outras etapas de interiorização, levando venezuelanos para as cidades de Cuiabá, Manaus e São Paulo.

De acordo com o secretário da SDSCJ, Cloves Benevides, o Governo do Estado irá providenciar vagas nas escolas para as crianças e adolescentes, serviços de assistência, saúde e regularização de documentos para todos, além de auxiliar os imigrantes interessados em trabalhar.