Cargo

Com a morte de Uchoa, Cleiton Collins assume a presidência da Alepe

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/07/2018 às 7:27

-Reprodução/TV Jornal

Com o falecimento do deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PSC), na madrugada desta terça-feira (3), quem deverá assumir a presidência interinamente é o deputado Cleiton Colins. O cargo será possível até 30 dias, quando deverá acontecer uma nova eleição para escolher o novo presidente da casa.

Nascido em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Guilherme Aristóteles Uchoa Cavalcanti Pessoa de Melo estava há seis mandatos na presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. Na presidência da Casa, o deputado foi governador em exercício por pelo menos cinco vezes, durante viagens dos ex-governadores Eduardo Campos, João Lyra Neto e do atual governador Paulo Câmara.

Guilherme era formado pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco, e em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. O deputado foi escrivão da Polícia Civil e era aposentado como juiz de Direito. Como magistrado, Uchoa atuou nas comarcas de Palmeirina, Angelim, Riacho das Almas, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e Recife.

Complicações

O político estava hospitalizado desde o último domingo (1º) no Hospital Português, no bairro do Paissandu, área central do Recife. Após o agravamento de um edema pulmonar, seguido de uma parada cardíaca ele veio a falecer.

O velório começou às 10h na Assembleia Legislativa do Estado. Às 15h, o corpo saiu da Alepe em direção ao cemitério de Igarassu, onde o deputado foi enterrado.