Dívidas

Cresce números de endividados em Pernambuco

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/07/2018 às 20:15

-Reprodução/TV Jornal

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) pernambucano mostrou uma leve alta no percentual de endividados, saindo de 62,5% em maio para 62,8% em junho de 2018. Em números, o percentual de 62,8% de junho equivale a 318.626 famílias endividadas, acréscimo de 1.680 lares de um mês para o outro, já em relação ao mesmo período de 2017, foram 24.349 famílias que conseguiram deixar o endividamento em um ano.

Reflexo de que existe uma melhora na renda da população, apesar do alto desemprego que atualmente atinge mais de 700 mil pessoas em Pernambuco, e que o orçamento familiar se encontra menos restrito que nos períodos de crise acentuada, dando condições para que a população possa ter acesso aos bens e serviços essenciais e ainda possua renda disponível para consumir e amenizar as dívidas.

O resultado mostra mais uma vez que a educação financeira das famílias em Pernambuco apresenta melhora, com a taxa é bem inferior ao mesmo mês de 2017, quando o percentual alcançou 68,0% das famílias, refletindo uma população que eleva o consumo mas controla o seu nível de endividamento.

É importante frisar que este novo perfil de parte da população, de um consumidor que valoriza mais a sua renda, pesquisando os melhores preços, e procura não se endividar, pagando grande parte das compras a dinheiro, é muito positivo para o comércio e a economia de maneira geral, pois consegue manter um nível de consumo constante, gerando ciclos mais estáveis.

Contas atrasadas

Já o percentual das famílias que possuem contas em atraso recuou em junho de 2018, saindo de 27,9% para 26,9%, o que em números equivale a 136.470 mil lares nesta situação, uma melhora mensal de 1,0%. A melhora também foi verificada no comparativo anual, onde a taxa em 2017 era de 29,8%. Em um mês e um ano em torno de 5.182 e 13.877 famílias, respectivamente, deixaram de apresentar dificuldades para pagar as suas dívidas. Dando continuidade a uma melhora no perfil do consumidor pernambucano em um mês em que existia uma grande apelo para a alta do consumo, com as festividades tradicionais já citadas anteriormente e a Copa do Mundo iniciada também em junho.

A situação mais crítica no Estado, que são as famílias que informam não ter mais condições de pagar as suas dívidas, também mostrou uma melhora, com a taxa caindo de 13,3% para 12,6% entre os meses de maio de junho de 2018. Já o comparativo anual mostra uma melhora significativa, pois em junho de 2017 o nível de endividamento atingiu 17,8%. É importante destacar que no período de um ano em torno de 25.898 famílias saíram da inadimplência. Vale frisar também que a maioria das contas possuem tempo de atraso acima de 90 dias (45,2%), uma piora em relação ao mês anterior mas que reflete a inadimplência da população em situação mais crítica.

Quando se analisa o resultado por tipo de dívida, verifica-se que o tipo mais apontado continua sendo o cartão de crédito, atingindo 93,3%, seguido pelo endividamento com carnês, pelo fato do período de crédito mais restrito devido a crise, e crédito pessoal, que representam 19,9% e 7,3%, respectivamente.

Julho

Para o mês de julho se espera uma manutenção ou mais uma moderada alta no endividamento das famílias, isto porque a Copa, com a Seleção Brasileira avançando para as fases finais, pode incentivar o consumo, além do mês ser tradicionalmente de recesso escolar, aumentando a probabilidade de elevação no consumo ligados ao setor de serviços, como alimentação e recreação.