NUTRIÇÃO

UFPE busca idosos acima do peso para pesquisa sobre dieta e exercícios

A pesquisa, coordenada pelo Departamento de Educação Física, vai avaliar como a soma de dieta e exercícios pode ajudar idosos com sobrepeso a emagrecerem e ganharem massa muscular

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/07/2018 às 14:27

-Foto: Pixabay

O Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está selecionando voluntários para um estudo sobre a nutrição de idosos com excesso de peso. Para participar, os interessados devem comparecer apenas às quintas-feiras, no horário das 13h às 16h, ao Campus Recife da UFPE e dirigir-se ao Laboratório Multiuso do Departamento de Educação Física da UFPE, que fica no Núcleo de Educação Física e Desportos (Nefd). As inscrições vão até o dia 23 de agosto

A pesquisa vai avaliar a melhor estratégia de dieta alimentar para que idosos que estão acima do peso consigam perder gordura corporal e ganhar massa muscular. Os participantes vão receber acompanhamento nas áreas da alimentação e também da prática de exercício físico, duas vezes por semana, por três meses.

Requisitos

Para participar do estudo, o idoso precisa ter idade acima de 60 anos, estar com peso acima do ideal (IMC * maior que 25) e ter disponibilidade para comparecer à UFPE duas vezes por semana (segundas e quartas-feiras), durante três meses. Os professores responsáveis pela pesquisa são André dos Santos Costa e Maria Lucia Araújo. Esta é a segunda vez este ano que a pesquisa recruta voluntários.

* para calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea) de um paciente, é preciso dividir o peso da pessoa pela altura dela, ao quadrado. Ou seja, uma pessoa que pesa 50 quilos e mede 1,65 m, por exemplo, vai:

1. Multiplicar a altura ao quadrado - 1,65 x 1,65 = 2,72

2. Dividir o peso pelo resultado - 50 : 2,72 = 18,38