Sistema de Monitoramento do Transporte

MPPE abre inquérito para apurar o não lançamento do SIMOP

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/08/2018 às 21:04

-Diego Nigro / JC Imagem

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiu abrir um inquérito para apurar o não lançamento do Sistema de Monitoramento de Operação do Transporte do Grande Recife (Simop). Nesta quarta-feira (01), a Frente de Luta pelo Transporte Publico de Pernambuco, a Ameciclo, o Meu Recife, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, o Dadsf Direito Ufpe e o Nina Mobile apresentaram uma representação junto ao Ministério Público para investigar o não funcionamento do Simop.

Sistema de Monitoramento

Licitado em 2013, o Sistema deveria ter entrado em funcionamento em dezembro de 2015. O Simop permitiria à população o acesso de forma instantânea às informações relativas ao itinerário, além dos horários de chegada e saída dos ônibus por meio de aplicativo para celulares e painéis nos Terminais e Estações. O aplicativo também possibilitaria a qualquer pessoa comunicar e informar a ocorrência de assaltos e violência no Transporte diretamente à SDS.

Para a gestão pública, o SIMOP tornará o sistema transparente e eficaz, controlando e fiscalizando se as empresas estão operando de forma adequada, sob pena de diminuição dos subsídios dados, que tem impacto direto no valor da tarifa de ônibus.