Amamentação

Saiba como doar leite materno e a importância desse ato

Portal Brasil
Portal Brasil
Publicado em 03/08/2018 às 13:00

-Foto: Arquivo/ Ministério da Saúde

Amamentar é um ato fundamental para garantir a saúde dos recém-nascidos. O leite materno funciona como uma vacina que protege a criança de doenças tais como diarreia, infecções respiratórias e alergias, e diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade durante a infância até a fase adulta.

Para recém-nascidos de baixo peso, especialmente os bebês internados em unidades neonatais, o alimento é ainda mais essencial. "O leite materno é um aliado incontestável na melhora da sobrevida do recém-nascido prematuro. O mesmo ajuda no desenvolvimento, fortalece o sistema imunológico e estabelece o vínculo entre mãe e filho. É um alimento que contém fatores que facilitam o desenvolvimento do trato gastrointestinal, que auxiliam na proteção contra infecção", explicou a neonatologista Rita de Fátima Pinto.

Em alguns casos, mulheres que dão à luz não conseguem amamentar. É quando a doação de leite materno de outras mães por meio de bancos de leite é essencial para garantir que o bebê tenha o alimento mais completo para se recuperar.

Rede de apoio nacional

Todos os anos, aproximadamente 150 mil litros de leite humano são coletados, processados e distribuídos a recém-nascidos de todo o Brasil. Garantir que o leite doado continue chegando a todos os bebês que precisam depende tanto da solidariedade das mães doadoras quanto de uma estrutura eficiente e capilarizada para receber as doações e atender à demanda dos hospitais.

Parte da Política Nacional de Aleitamento Materno, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) possui mais de 200 Bancos de Leite Humano distribuídos em todos os estados do território nacional, alguns com o oferecimento de coleta domiciliar. A rBLH-BR conta ainda com mais de 300 Postos de Coleta (PCs) de leite humano.

Quero doar

Quem estiver amamentado e quiser doar basta procurar o banco de leite materno mais próximo ou ligar para o Disque Saúde, no número 136. Não existe quantidade mínima para fazer a doação.

Armazenamento

A mãe deve escolher um frasco de vidro incolor com tampa plástica, lavar bem com água e sabão (fervendo depois a tampa e o frasco) e deixar escorrer sobre um pano limpo. Lembre-se de identificar o recipiente com seu nome, data e hora da coleta. Antes do procedimento, é importante cobrir os cabelos, usar máscara sobre o nariz e a boca, lavar bem as mãos e os braços. As mamas devem ser lavadas apenas com água e, em seguida, secadas com toalha limpa.

Qualidade

Todo material coletado nos bancos de leite passa por um rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído, e é fornecido de acordo com as necessidades de cada criança.

Onde encontrar um banco de leite

A Rede Global de Bancos de Leite Humano mantém atualizada a lista de unidades de recolhimento em cada estado. Para conferir é só clicar abaixo. Caso queira outras opções em cada unidade da federação clique aqui e preencha a busca.