Combustíveis

Domingo com filas em postos por causa de ameaça de paralisação

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 02/09/2018 às 11:40

-Foto: Leo Motta/JC Imagem

O domingo (2) amanheceu com filas nos postos de combustíveis da Região Metropolitana do Recife. Depois que uma rede de postos de gasolina publicou nas redes sociais uma nota informando haver fortes evidências de uma nova paralisação dos caminhoneiros, a corrida pelo abastecimento dos veículos começou.

Apesar de as autoridades descartarem esta possibilidade, a população não pensou duas vezes antes de correr para os postos, que já começaram a aumentar o preço dos combustíveis. Desde o início da manhã, fileiras de carros já estavam se formando próximo aos postos.

Foram registradas filas em estabelecimentos da Avenida Rui Barbosa e na Avenida Norte, na Zona Norte; na Avenida Caxangá, na Zona Oeste; e nas Avenidas Conselheiro Aguiar, Herculano Bandeira e Antônio de Góes, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Na Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife, também há postos com fila. Em Aldeia, Camaragibe, há dezenas de carros em todos os postos.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE), Alfredo Pinheiro Ramos, afirmou que a possibilidade de uma nova greve é remota e lembrou que não há desabastecimento nos postos. “Desacreditamos 99% que vá acontecer uma nova greve com aquela dimensão. Uma rede de postos colocou isso na internet e viralizou. Isso sem falar numa série de áudios requentados da antiga greve que estão circulando pelo Whatsapp”, diz. Ainda segundo ele, é preciso punir a empresa que publicou o alarde. “Isso foi um absurdo, porque gerou tumulto e tirou a tranquilidade da população. É preciso penalizar quem publica esse tipo de nota”, observa Pinheiro Ramos.

Carta dos caminhoneiros

Um comunicado da União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC) está circulando pelas redes sociais informando uma nova paralisação dentro de alguns dias. A carta é do dia 30 de agosto, mas não possui assinatura ou telefone para contato. Nenhum contato ou página oficial da UDC - Brasil foi encontrada. No documento, o grupo afirma que uma nova greve pode acontecer depois do feriado da Independência, no dia 7 deste mês.

Região Metropolitana

Outros postos do Grande Recife também começaram o domingo com filas extensas. Em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, fileiras de carros se formaram. Agentes de trânsito estiveram nas ruas para organizar o tráfego. Em Jardim Atlântico, Olinda, motoristas e condutores passaram parte da manhã aguardando nas filas para abastecer.

Interior

Na cidade de Bezerros, no interior do Estado, também há filas em postos. Lá, o preço da gasolina subiu para R$ 4,39.

Fora de Pernambuco

No Estado de Minas Gerais, também foi registrado um aumento na procura por gasolina. Motoristas e condutores correram para os postos, após saber que haveria um aumento no valor do combustível.