Mesários

Mesários iniciam capacitação para aprimorar eleições 2018

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 07/09/2018 às 18:15

-Reprodução/TV Jornal

Nesta semana foi iniciado o treinamento dos mesários que atuarão nas eleições 2018 em Pernambuco. Cerca de 100 pessoas se reuniram no auditório de uma escola técnica localizada no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, para adquirir orientações que garantam a fluidez necessária no momento da votação. O grupo é apenas uma parte dos 81.000 mesários que trabalharão nas mais de 20.000 seções eleitorais distribuídas por todo Estado.

Até o próximo final de semana, todos os voluntários receberão o treinamento, que também foi oferecido à distância via internet. A intenção é prepará-los para orientar os eleitores e resolver qualquer eventualidade que ocorra durante o período de votação. Outra responsabilidade é o atendimento aos eleitores com necessidades especiais.

Além do Manual da urna, os mesários acompanharam todo o processo de manuseio dos equipamentos, desde a retirada da embalagem, até a emissão do resultado. Confira:

Praticidade na votação

Uma das novidades deste ano é e-Título, o titulo de eleitor pelo celular. Em seções com voto por biometria, o eleitor poderá levar o celular com o aplicativo previamente baixado e cadastrado, no lugar do título de papel. Outra novidade importante é que o eleitor poderá votar com o nome social, democratizando o processo eleitoral.