Dia Mundial da Limpeza

Mais de 500 voluntários se reúnem para retirar lixo das ruas do Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/09/2018 às 19:00

-Reprodução/TV Jornal

No Dia Mundial da Limpeza, mais de 500 voluntários se reuniram em um mutirão de conscientização e ambiental na capital pernambucana. A ideia era sensibilizar sobre o descarte correto do lixo e a preservação do meio ambiente. A iniciativa atuou na praia e nas ruas da cidade, acumulando cerca de 8 mil litros de resíduos. A ação faz parte de uma iniciativa internacional que envolveu 150 países e 300 municípios brasileiros.

Ao todo, foram quatro pontos para a coleta de lixo, entre eles a praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a Praça do Diario, na Av. Conde da Boa Vista e no Metrô do Recife, locais onde há um maior fluxo de pessoas.

Além de tratar do problema ambiental causado pelo descarte incorreto, a mobilização buscou ressaltar as soluções para o problema da geração e eliminação do lixo. Segundo eles, a ideia era primeiro alertar a situação para a população, depois mostrar alternativas para diminuir a quantidade de resíduos, como por exemplo trazer à tona a reciclagem.

“Cerca de 40% do que descartamos são materiais com potencial reciclável e outros 45% são materiais orgânicos que também podem ser reaproveitados”, explica 40% do que descartamos são materiais com potencial reciclável e outros 45% são materiais orgânicos que também podem ser reaproveitados.

CAT Ambiental

O Recife vai ganhar um novo espaço para despertar consciência ambiental e divulgar os atrativos da capital pernambucana. Neste sábado (15), dentro das comemorações pelo Dia Mundial da Limpeza, a Prefeitura do Recife vai inaugurar o CAT Ambiental, com uma série de atividades, a partir das 16h, que inclui palestras com Tião Viana (Limpa Brasil), esquete teatral e apresentação do Maracatu Estrela do Mar. O equipamento fica na Praça do Segundo Jardim de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade e ficará aberto das 10h às 20h, sempre de terça-feira a domingo, com dois atendentes bilíngues.

Fruto de uma ação conjunta entre as secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) e de Turismo, Esportes e Lazer (SETUREL), o CAT Ambiental funcionará de terça a domingo, e nos feriados, sempre das 9h às 17h. Técnicos e arte-educadores da SDSMA realizarão atividades lúdicas e educativas no espaço. Contudo, os dias úteis serão dedicados a receber grupos de 10 a 20 estudantes de escolas públicas e privadas pré-agendados. Já nos finais de semana e feriados, a programação será aberta ao público e seguirá o calendário ecológico.

Na unidade, as pessoas terão acesso a materiais informativos (folder, vídeos, etc) sobre como contribuir para a preservação da fauna e flora marinha. Também serão sensibilizados a respeito dos danos causados ao meio Ambiente pelo descarte irregular de lixo nas ruas e na praia. Para agendar visitas guiadas por educadores ambientais, os interessados devem entrar em contato com o setor de educação Ambiental da SDSMA pelo telefone: 3355.5808.