Segurança

App de transporte: Carros da 99 terão câmera de segurança

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/09/2018 às 20:55

-Divulgação

A empresa de mobilidade urbana 99 começou na última terça-feira (18) a instalação de câmeras de monitoramento nos carros da plataforma. A medida visa oferecer ainda mais segurança aos usuários do aplicativo e começam a operar no Recife, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo em fase de testes. Nos próximos meses, o número de aparelhos poderá ser ampliado para mais veículos em outras cidades do país.

A câmera garantirá acesso às imagens em tempo real e será diretamente conectada à Central de Segurança da 99, onde os dados serão processados e mantidos em confidencialidade. O objetivo é que o monitoramento iniba eventuais incidentes.

A tecnologia vai operar aliada à inteligência artificial da 99, que monitora o perfil de todas as chamadas. Assim, o aplicativo pode identificar situações de risco e tomar as medidas cabíveis, acompanhando o que acontece no veículo. O material também poderá ser usado para ajudar na identificação pessoas que cometerem infrações.

“O dispositivo aumentará ainda mais o nível de monitoramento das viagens feitas pelo app, com foco em prevenção”, diz o Diretor de Segurança da 99, Leonardo Soares. “O aumento de proteção será para os dois lados, passageiros e motoristas”.

-Divulgação

Futuro

Além disso, a 99, que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing, pretende no futuro incluir lentes com visão noturna e “olho de peixe” (ou seja, um ângulo mais amplo para captação abrangente do que acontece no carro). Medindo poucos centímetros, a empresa está analisando a possibilidade de subsidiar o aparelho aos motoristas.