ELEIÇÕES 2018

No Recife, Haddad e Manuela fazem caminhada

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 22/09/2018 às 15:00

-Foto: Cortesia

O candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) se reuniu com aliados e com a militância no Praça Maciel Pinheiro, Centro do Recife, neste sábado (22). Estiveram no evento Paulo Câmara (PSB), que concorre à reeleição para o Governo do Estado, Humberto Costa (PT), postulante ao Senado, João Campos, que disputa o cargo de Deputado Federal, e a vice da chapa petista, Manuela D'avila (PCdoB). No encontro, o atual governador de Pernambuco foi amplamente vaiado.

Além do coro negativo durante sua própria fala, Paulo Câmara foi vaiado ainda quando o ex-prefeito de São Paulo citou seu nome como parceiro essencial, caso seja eleito. Os nomes de João Campos e Renata Campos, ambos presentes no palanque, também desencadearam uma reação igualmente negativa ao serem citados.

Ao discursar, o governador voltou a se referir aos adversários como "a turma do Temer". "A gente tem muita honra de ter aqui em Pernambuco o apoio do presidente Lula. A gente tem uma caminhada de 15 dias pra escolher o lado do povo, o lado de Eduardo Campos, o lado de Lula, de Fernando Haddad, e não o outro lado, da turma do Temer", disse.

Paulo minimiza vaias em ato político com Haddad

O candidato à reeleição ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), minimizou as vaias que recebeu no seu próprio ato político, que aconteceu na manhã deste sábado (22), no Centro do Recife. Em sua página do Facebook, o post afirma "Não adianta alguns tentarem diminuir a força do que vimos hoje", sobre a caminhada que realizou junto ao candidato à presidência do PT, Fernando Haddad.

"Esses poucos não conseguirão manipular a verdade e a presença dos milhares de pernambucanos que saíram de suas casas hoje para dizer que querem que o nosso estado siga na frente", pronuncia o governador, sobre as pessoas que o vaiaram durante a caminhada com Haddad. Em outra postagem, Paulo enfatiza que "O nosso lado é o do povo. A população quer Pernambuco na Frente e o Brasil feliz de novo! Estamos juntos!", alfinetando a concorrência.

Haddad propõe distribuir Cide para prefeituras investirem em mobilidade

No dia da Mundial Sem Carro, o candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) destacou uma das suas propostas para a mobilidade urbana nacional. Segundo ele, a ideia é entregar para as prefeituras parte da Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), tributo federal que incide sobre os combustíveis.

"Vamos entregar parte [da Cide] para os prefeitos poderem melhorar a qualidade do transporte público. Alguns desejam baixar as passagens ou parar de aumentar, mas não tem fonte financeira. Nós vamos oferecer isso", explicou o presidenciável, durante ato de campanha realizado na Praça Maciel Pinheiro, Centro do Recife, neste sábado (22).

O petista destacou ainda que seu projeto de mobilidade inclui apoio as faixas de ônibus, ciclovias e preocupação com a segurança do pedestre, mas não deu mais detalhes. "Para nós, o plano de mobilidade, além de dialogar com o direito do trabalhador, dialoga com a questão do meio ambiente. Porque quanto mais transporte público, quanto mais transporte ativo, que são a bicicleta e a caminhada, menos poluição", comentou Haddad.

Agenda de Haddad

Segundo a programação divulgada pelo diretório estadual do PT, o candidato Fernando Haddad seguirá para Caruaru, no Agreste, às 16h, após a caminhada com aliados no Recife.

No domingo, a partir das 9h, entre a fronteira de Petrolina, no Sertão Pernambucano, e Juazeiro, na Bahia, o presidenciável encerra sua agenda no Estado. De acordo com o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, a ação representa a defesa do rio, da Chesf e do conjunto de prioridades das gestões de Lula e Dilma Rousseff.