MANIFESTAÇÕES

De Sheherazade a MC Loma, #EleNão ganha força entre nomes da mídia

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 24/09/2018 às 20:25

-Foto: Reprodução

A movimentação nas redes sociais contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), canalizada principalmente com a hashtag "Ele Não" (#EleNão), alcançando milhões de pessoas através de manifestações de artistas, até mesmo internacionais. São observados também alguns efeitos cascata de reações, em que o posicionamento de uma personalidade acaba estimulando, diretamente ou indiretamente, a posição de outra. A cantora norte-americana Lauren Jauregui, por exemplo, repostou a hashtag publicada no Instagram de Pabllo Vittar.

Esse estímulo também pode ser bem direcionado, como foi no caso da cantora Anitta. Ao seguir um perfil pró-Bolsonaro, a carioca foi rechaçada nas redes sociais, em que fãs cobravam um posicionamento em relação ao candidato . Em sua conta no Instagram, a baiana Daniela Mercury publicou um vídeo convocando mulheres para um ato contra o presidenciável, além de desafiar Anitta a aderir ao #EleNão. A cantora respondeu também por vídeo em seu Instagram, apoiando a hashtag e convidando Claudia Leitte, Ivete Sangalo e Preta Gil para fazer o mesmo.

Um dos casos que também gerou uma grande repercussão foi o da jornalista Rachel Sheherazade, que repudiou a fala do vice-presidente da chapa, o general da reserva Hamilton Mourão, sobre famílias formadas apenas por mães e avós, publicando a #EleNão em seu Twitter. Grande parte dos internautas se mostrou surpresa, por achar que os posicionamentos ideológicos de Sheherazade eram compatíveis com os de Bolsonaro.

Ainda sem poder votar, a pernambucana MC Loma também se declarou contra a candidatura, afirmando ser a primeira vez em que se envolveria "nesse caso de política". "Deixa os gay ser gay, deixa o gordo comer... deixa as pessoas", afirmou a jovem cantora.

A movimentação alcançou também artistas internacionais. A britânica Dua Lipa foi uma das que causaram mais comoção, aderindo à hashtag com um tweet que já passa das 200 mil curtidas. O ator mexicano Alfonso Herrera, o guitarrista Tom Morello, o vocalista Dan Reynolds (Imagine Dragons) foram outros que também se manifestaram contra o candidato.

Confira:

Visualizar esta foto no Instagram.

Gente infelizmente não voto, porém vim aqui me pronuncia mesmo assim, pois eu e as meninas temos um público LGTBQ+, um público FEMINISTA e entre outros... E eu sei o quanto a “ política “ é importante para nós brasileiro. Pois a decisão final de escolher quem vai tomar conta do nosso país está nas nossas mãos, mas isso não vem ao caso. Vim por meio desse post deixa bem claro que vai ser a minha PRIMEIRA e ÚLTIMA VEZ que vou me envolver nesse caso de “ política “ pois não é só minha vida ou a vida de alguns dos meus familiares que está em jogo. É a vida de milhares de pessoas que acordam cada dia para lutar contra a homofobia, depressão, gordofobia, etc.. e algumas dessas milhares de pessoas são novos fãs que amamos muito e vamos estar defendendo com unhas e dentes independente de raça, gênero, cor, estilo.. pois sei quanto é difícil acordar todos os dias e ter que passar por vários Bulling. Mas como o nosso amigo falou “ Deixa os gay ser gay, deixa o gordo comer ... DEIXA AS PESSOAS “ Então não vamos só pensar em si, vamos pensar no próximo !! #ELENÃO #ELENUNCA Obs: Eu amoooo vocês minhas gay do babado!! Como eu disse e sempre vou dizer, tamo junto viuuuu?!

Uma publicação compartilhada por Paloma Santos (@mclomaofficial) em

Visualizar esta foto no Instagram.

https://econ.st/2NtpyXS

Uma publicação compartilhada por Alfonso Herrera (@ponchohd) em