Bairros

Oficina sobre biofertilizantes ocorreu no bairro do Vasco da Gama

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/10/2018 às 21:02

-Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (25), instrutores da Secretaria Executiva de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife realizaram
uma Oficina de Compostagem e Implantação de Minhocário Doméstico no bairro do Vasco da Gama, Zona Norte da cidade.
A oficina, que beneficiou 15 famílias, fez parte da grade de atividades do Programa Mais Vida nos Morros.

Uma das instrutoras do projeto, Isabella Santos detalhou o funcionamento dos minhocários domésticos para os participantes.
Esse sistema de compostagem é ideal para a produção de adubo. A técnica consiste basicamente em transformar em adubo sobras de verduras, frutas e comidas em geral. Com a utilização dos minhocários, o lixo doméstico é reaproveitado na forma de nutrientes para serem utilizados nos jardins e quintais.

Para a dona de casa Maria José Marques, a oficina foi muito produtiva e ela confirma que não vai ficar só na teoria. "Eu tenho um quintal grande, com flores e plantas comestíveis. Esse adubo vai me ajudar a manter esse pequeno pomar que tenho em casa", afirmou.

Com foco no desenvolvimento local e reestruturação da paisagem urbana e rural, o projeto encontra seu ponto forte nos moradores. Através de sugestões e até participação de crianças, o Mais Vida nos Morros promove a conscientização ao meio ambiente. Além disso, ações como economia criativa, empreendedorismo, desenvolvimento econômico, inclusão produtiva e microcrédito orientado são alguns dos temas abordados.

Terceiro ano do projeto já atendeu cerca de 1.700 famílias

Desde 2016, o projeto já beneficiou famílias do Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho,
Três Carneiros/Ibura, Morro da Conceição e Sitio dos Pintos. Sempre voltada às questões urbanas e ambientais, a iniciativa visa transformar espaços que acumulam lixo em locais de lazer e convivência.

-Divulgação