Investigações

Delegada da Decasp diz que dará andamento ao trabalho da delegacia

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 19/11/2018 às 16:09

-Reprodução/TV Jornal

A delegada Patrícia Domingos deu entrevista à TV Jornal após uma decisão liminar proferida na tarde da última sexta-feira (16) manter em funcionamento a Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp) por mais 45 dias. A delegacia havia sido extinta em função da aprovação de um projeto de lei de autoria do Executivo estadual receber aval na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A decisão de quinta, além de suspender temporariamente a extinção da Decasp, também reconduz Patrícia à chefia do órgão.

"A Decasp será mantida em funcionamento por 45 dias, de acordo com a decisão judicial. Também, segundo a decisão, deve ser mantida a estrutura organizacional e administrativa, e eu continuaria ao longo desses inquéritos", disse a delegada.

Perguntada se, ao longo desses 45 dias, alguma operação ou algum novo trabalho pode ser deflagrado, Patrícia Domingos disse que daria continuidade ao trabalho da delegacia: "A gente vai dar continuidade ao trabalho que tem sido realizado pela Decasp ao longo desses 4 anos, mas a gente também não pode entrar em detalhes poque as investigações são sigilosas".

Confira na entrevista exibida pelo Por Dentro com Cardinot desta segunda-feira (19).

Assista:

Afastamento:

Uma portaria da Polícia Civil determinava, na semana passada, que a delegada Patrícia Domingues fosse removida para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A delegada será titular da 5ª Delegacia de Homicídios. A unidade investiga assassinatos registrados em bairros como Arruda, Beberibe e Vasco da Gama, todos na Zona Norte do Recife. Ao saber da notícia, ela informou que iria entrar na Justiça contra a decisão.

Investigados:

Reportagem do blog Ronda JC, do Jornal do Commercio, mostrou nesta segunda-feira que 7 dos deputados que votaram a favor da extinção da Decasp são investigados pela delegacia.

As investigações foram solicitadas pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que recebeu a denúncia de supostas irregularidades nas emendas autorizadas pelos deputados. No total, quatro parlamentares são do Partido Progressista (PP), dois do Partido da República (PR) e um do Partido Social Democrata Cristão (PSDC – atual DC).

Dos sete investigados, quatro deputados foram reeleitos na última eleição. Os nomes dos deputados estaduais não serão divulgados, porque as investigações ainda estão sob sigilo.

Draco

A criação do Departamento de Combate ao Crime Organizado (Draco) – e consequente extinção da Decasp – foi aprovada em caráter de urgência por 30 votos a favor e 6 contra na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O projeto de lei do Governo do Estado foi alvo de críticas de entidades de todo o Brasil, entre elas o Ministério Público e a OAB, mesmo assim, o governador Paulo Câmara sancionou a lei.

Nos últimos quatro anos, a Decasp foi responsável por 15 operações, que resultaram em 49 presos, entre políticos e empresários envolvidos em esquemas de fraudes em licitações e lavagem de dinheiro, além de mais de R$ 3 milhões apreendidos e R$ 10 milhões em bens bloqueados.