Saúde do homem

Vida Saudável: especialista explica o que é o câncer de próstata

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/11/2018 às 11:40

-Reprodução/TV Jornal

No programa do Vida Saudável deste domingo (25), a apresentadora Nadya Alencar conversa com o urologista Rodrigo Brasileiro sobre o câncer de próstata. No mês do Novembro Azul, a doença é bastante discutida e é levada como uma situação de alerta para os homens. A campanha promove e incentiva o exame para detectar a doença e evitar a propagação do câncer.

O câncer de próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um tumor na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Segundo o Inca, na maioria dos casos, ele cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e causar a morte.

Exames

Há dois exames: o de toque retal, no qual o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Esse exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata. O outro é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Confira o programa completo: