Agricultura

Pernambuco na lista de negócios da Agricultura Familiar da FGV

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/12/2018 às 20:55

-Divulgação

Pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsáveis por um projeto nacional que inclui a agricultura familiar na cadeia de alimentos nos centros urbanos do país, chegam ao Recife, nesta quarta-feira (19). Os pesquisadores se reunirão com integrantes do Ecolume e potenciais parceiros públicos e empresariais na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O encontro tem como objetivo expandir o projeto no Nordeste e apresentar as diretrizes públicas e da iniciativa privada voltada à inclusão da agricultura familiar na cadeia (produção e comercialização justos) desse tipo de alimentos.

O Estado de Pernambuco foi incluído como promissor neste tipo de parceria depois que, em julho, conferiu a um projeto do estado (Ecolume) como sendo uma das 14 estratégias do Brasil com potencial para este negócio e voltado à conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional.

Escolhido

O IPA foi escolhido para sediar o encontro por vários motivos, dentre eles a instituição atua contribuindo com os agricultores familiares locais e foi do seu Laboratório de Mudanças Climáticas que partiu o projeto premiado pela FGV, especificamente do Centro de Estudos em Sustentabilidade. O projeto em questão é o Ecolume, que reúne especialistas de várias partes do Brasil e atua para a eficiência alimentar, hídrica e energética no Sertão. O Ecolume é coordenado pela climatologista do IPA, Francis Lacerda.