Ciclo natalino

Casa da Rabeca promove Encontro de Cavalo Marinho

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 24/12/2018 às 17:50

-Ana Lira / Divulgação

Um dos mais belos e genuínos espetáculos da cultura popular do Nordeste, o Encontro de Cavalo Marinho será realizado, na Casa da Rabeca, em Olinda, no Grande Recife, nesta terça-feira (25), reunindo diversos grupos do folguedo. Gratuito, o evento começa a partir das 19h. Nesta 24ª edição, o público poderá conferir o pré-lançamento do documentário “Salustianos”, sobre a vida dos filhos-artistas do saudoso Mestre Salu, que se dedicam a manter vivo o legado do patriarca, falecido em 2008.

As apresentações dos grupos têm início logo após o filme. Estão confirmadas as participações dos Cavalos Marinho Boi Pintado de Aliança, Estrela de Ouro de Condado, Boi Brasileiro, também de Condado. Ainda, o Boi Matuto de Olinda, e o Boi da Luz, igualmente de Olinda. O evento conta com apoio da Fundarpe/Secretaria de Cultura/ Governo de Pernambuco.

Ciclo natalino

O Encontro marca o ciclo de comemorações natalinas da Casa da Rabeca, e é realizado pelo espaço desde 1995, por iniciativa do Mestre Salustiano, uma das mais emblemáticas personalidades da cultura popular do Estado. Desde o falecimento do rabequeiro, em 2008, o evento vem sendo realizado por seus filhos e netos, num movimento de reafirmação das raízes culturais na contemporaneidade.

O Cavalo Marinho, uma variação do Bumba-Meu-Boi, típico da Zona da Mata nordestina e tem relação próxima com a religiosidade local, atingindo seu ápice na época natalina. Com performances que envolvem música, teatro, coreografias e falas improvidas, e prestam homenagem aos Reis Magos, que na tradição cristã teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo presentes para a criança.

-Ana Lira / Divulgação

Lançamento

Para receber o público, a Casa da Rabeca - sonho de Mestre Salu – vai receber um telão para a projeção do documentário assinado pelo diretor pernambucano Thiago Leitão. Ele mostra as três gerações de uma família de artistas populares, e o dia-a-dia dos onze filhos de Mestre Salustiano, uma década após sua morte, batalhando para manter a tradição deixada pelo pai.

“O filme conecta passado e presente, invenção e tradição, música e cinema, compondo assim uma reflexão sobre o transitório, o imaginário e a memória coletiva”, diz Leitão. Além dos depoimentos, imagens de arquivo inéditas promovem um mergulho na cultura da Zona da Mata Norte, apresentada pelo próprio Salu em depoimento gravado pelo pesquisador norte-americano John Patrick Murphy, autor do livro “Cavalo Marinho Pernambucano”.

Serviço

24º Festival de Cavalo Marinho

Quando: terça-feira, 25 de dezembro de 2017

Onde: Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)

Horário: 19h

Entrada gratuita.

Mais informações: 3371-8197