Tortura

Pastor trancava mulheres de abrigo em 'quarto do castigo' com cobras

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 17/01/2019 às 8:40

-Foto: Divulgação/Polícia Civil

O pastor Edson Alberto Queiroz da Silva, investigado por maus tratos contra mulheres e adolescentes em abrigo no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, foi preso nessa quarta-feira (16). Ele trancava as integrantes do projeto de acolhimento para dependentes químicos dentro de um “quarto do castigo” com duas cobras, na tentativa de torturá-las por indisciplina.

Uma delas passou três dias em cárcere privado sem alimentação. Esse e outros hábitos foram relatados pela delegada Natasha Dolci, titular da delegacia do Cabo de Santo Agostinho, onde as nove mulheres e três adolescentes denunciaram o religioso, durante coletiva de imprensa.

A delegada também contou que Eddy de Jesus, como é conhecido, espancava as mulheres com mangueira, esfregava roupas íntimas nos rostos delas, e, em algumas situações, as algemava. Apesar da “fala mansa e do jeito amoroso”, detalhes destacados pela delegada, o depoimento das doze vítimas relatam o mesmo hábito do pastor, que, segundo elas, mudava de perfil quando as mães saíam do local.

“Foi necessária a prisão preventiva por conta do medo que ele causa às testemunhas, devido à influência que exerce sobre outros religiosos que o apoiam. Isso poderia causar a coação de testemunhas ou até destruição de provas”, disse Natasha Dolci. O juiz da 2º Vara Criminal autorizou a prisão por 30 dias, após colher relatos de agressão psicológica, física e constantes ameaças.

Ambiente insalubre

Informações divulgadas pela polícia contam quem o abrigo funcionava em um sítio, composto por quatro casas. Apenas uma delas tinha o ambiente limpo e de possível vivência. “As outras casas têm um ambiente totalmente insalubre, sem guarda-roupas, todos os pertences das garotas misturados”, lamenta a delegada.

Em perícia na casa, agentes identificaram que no quarto onde elas dormiam não havia maçaneta. O pastor chegou a confessar à polícia que trancava as portas pelo lado de fora e só abria no dia seguinte, por volta das 5h.

Relações sexuais com adolescente

Outra investigação será iniciada contra Eddy de Jesus, após a polícia descobrir que ele mantinha relações sexuais com uma adolescente de 17 anos, que está grávida de quatro meses. Em defesa, o pastor disse que ela não era participante do projeto, e que a relação sempre foi consentida. “Apenas uma das doze vítimas informou algum tipo de abuso sexual. Ele será investigado por este e pelo envolvimento com a adolescente gestante”, informou Natasha.

Na casa dele foram apreendidos dois computadores e um celular, que, segundo as vítimas, era usado para filmar as agressões. “A perícia está com estes equipamentos e fará a análise de arquivos para resgatar estes possíveis vídeos”, detalhou a delegada.

Sob cuidados

O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Cabo informou que a atitude de denunciar o homem pelos maus tratos partiu da mãe de uma adolescente acolhida pela casa. Segundo o Conselho Tutelar, as menores de idade foram encaminhadas para outra instituição na cidade e as mulheres para casa de parentes.

Caso seja considerado culpado, Eddy poderá responder por tortura, com agravante de cárcere privado.