Saúde Mental

Janeiro Branco: ansiedade pode virar um transtorno

TV Jornal / Rádio EBC
TV Jornal / Rádio EBC
Publicado em 20/01/2019 às 17:00

-Pixabay

Com um dos maiores índices de ansiedade e depressão do mundo, o Brasil ocupa hoje o oitavo lugar em incidência de suicídios. Portanto, "falar de saúde mental é uma questão de saúde pública, e é tão normal quanto ir a outro médico", pondera Vitor Barros Rêgo, psicólogo e coordenador da Campanha Janeiro Branco, promovida pelo Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP-DF).

Entre as questões de saúde mental, está a ansiedade, que apesar de fazer parte da vida de todos, pode chegar a um ponto em que vire um transtorno. "Às vezes a pessoa vai parar até no hospital. Achando que tá infartando ou tendo um AVC. Só que a causa não é física, ela é psíquica, emocional", explica o psiquiatra e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) Kleber Oliveira.

O psiquiatra ressalta que, quando o paciente chega ao psiquiatra, ele costuma já ter passado por vários médicos diferentes até diagnosticar a doença. Oliveira recomenda ainda, como forma de prevenir esse transtorno, uma vida com hábitos saudáveis, como atividades físicas e terapias complementares.

Ouça a entrevista completa: