Folia de Momo

Recife é o 3° destino nacional favorito para passar o Carnaval 2019

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/02/2019 às 20:35

-Diego Nigro / JC Imagem

Os brasileiros que vão viajar no Carnaval 2019 estão buscando destinos fora da tradicional rota da folia. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de viagens online Decolar, destinos como São Paulo, Orlando, Porto Alegre, Nova York, Lisboa e Buenos Aires vêm crescendo na preferência dos brasileiros para aproveitar o feriado prolongado de março. A cidade norte-americana de Orlando, por exemplo, subiu duas posições no ranking geral em relação à 2018. A capital pernambucana ficou em terceiro entre os destinos nacionais em 2019.

"Rotas tradicionais de carnaval, como Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Fortaleza estão e sempre estarão entre os destinos preferidos dos brasileiros. Porém, em 2019 percebemos um comportamento um pouco diferente. Talvez pelo Carnaval ser um dos poucos feriados prolongados do ano, os brasileiros estão buscando destinos como Orlando, Nova York, Lisboa e Buenos Aires, que não oferecem um carnaval típico, mas são cidades tradicionais de férias", ressalta Alexandre Moshe, diretor-geral da Decolar.

Confira abaixo o Top 10 de destinos preferidos dos brasileiros para o Carnaval 2019 e o mesmo Top 10 de 2018:

Carnaval 2019 dos Brasileiros - Top 10 Destinos:

1 - São Paulo
2 - Rio de Janeiro
3 - Orlando
4 - Recife
5 - Porto Alegre
6 - Nova York
7 - Salvador
8 - Fortaleza
9 - Lisboa
10 - Buenos Aires

Carnaval 2018 dos Brasileiros - Top 10 Destinos:

1 - Rio de Janeiro
2 - São Paulo
3 - Salvador
4 - Buenos Aires
5 - Orlando
6 - Recife
7 - Nova York
8 - Fortaleza
9 - Lisboa
10 - Porto Alegre

O estudo também traz os recortes por destinos nacionais e internacionais separadamente. Entre os destinos nacionais, cidades menos badaladas também estão ganhando o interesse dos brasileiros.

Carnaval 2019 dos Brasileiros - Top 10 Destinos Nacionais:

1 - São Paulo
2 - Rio de Janeiro
3 - Recife
4 - Porto Alegre
5 - Salvador
6 - Fortaleza
7 - Brasília
8 - Natal
9 - Maceió
10- Curitiba

Já a lista dos destinos internacionais está dividida entre Américas e Europa e traz destinos típicos de descanso e diversão de férias. "Apesar de termos festa de carnaval em Lisboa, por exemplo, o Top 10 de destinos internacionais deixa claro o objetivo de viagem de férias que os brasileiros estão procurando para o Carnaval deste ano", comenta Moshe.

Carnaval 2019 dos Brasileiros - Top 10 Destinos Internacionais:

1 - Orlando
2 - Nova York
3 - Lisboa
4 - Buenos Aires
5 - Miami
6 - Londres
7 - Cancún
8 - Paris
9 - Santiago
10 - Los Angeles

Hábitos de viagem

A pesquisa de destinos preferidos dos brasileiros para o Carnaval 2019 também aponta uma preferência dos viajantes em aproveitar o período acompanhado. Quando decidem ir para destinos nacionais, os brasileiros ainda se aventuram um pouco mais e o percentual de pessoas que viajam sozinhas aumenta em comparação aos internacionais.

Conforme o levantamento, 78% dos brasileiros viajam acompanhados para viagens internacionais, contra 22% que decidem desbravar novos locais sozinhos. Já para destinos internacionais, foi identificado que 83% dos brasileiros preferem viajar 83%, enquanto apenas 17% se aventuram sozinhos.

Outro dado que o estudo mostra diz respeito ao planejamento. Como de costume, o brasileiro está fechando sua viagem de carnaval para 2019 com pouco tempo de antecedência, sendo que a maior média, que é para destinos internacionais, não chega a 2 meses de antecedência. Segundo a pesquisa, a antecedência é de 55 dias para viagens para fora do Brasil e 25 dias para cidades em território nacional.

A pesquisa

A Pesquisa dos Destinos Preferidos dos Brasileiros para o Carnaval de 2019 foi realizada com base na análise de viagens com check-in entre o dia 01 de março e check-out em 06 de março de clientes da Decolar. Todos os estudos da agência de viagens online levam em conta o comportamento dos usuários nos mais de 30 milhões de acessos da plataforma por mês em todo o mundo.