Folia

Confira a programação de carnaval de Olinda e Recife nesta segunda

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/03/2019 às 8:29

-Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC

O samba mostra sua força nesta segunda-feira (4) na capital pernambucana. Nos polos do Recife, o ritmo ganha o público na voz de vários artistas. A partir das 15h, na Avenida Dantas Barreto, no Centro da cidade, oito escolas de samba participam do Concurso de Agremiações do Carnaval 2019.

Escolas

Nos últimos 11 anos a campeã do Carnaval do Recife foi a Escola Gigante do Samba. Neste Carnaval, a agremiação contará a história da colonização, enfocando a cultura da cana-de-açúcar, com o tema “O Doce sabor da cana, uma viagem da Índia ao Brasil”. Foram gastos mais de R$ 250 mil no desfile, com os carros alegóricos, bateria e fantasias dos passistas. A segunda maior concorrente na disputa, a Escola Galeria do Ritmo gastou menos da metade do valor da atual campeã, cerca de R$ 123 mil. A Galeria do Ritmo desfila há 56 anos, sendo 54 deles no grupo especial.

Polos

Além dos desfiles, o ritmo ainda estará sendo entoado de noite por Jorge Aragão em dois palcos na Zona Norte, no de Casa Amarela, às 20h, e no de Campo Grande, às 23h40. Já na Lagoa do Araçá a cantora da Gigante do Samba e também uma das homenageadas do Carnaval do Recife, Gerlane Lops, se apresenta ao lado de Irah Caldeira e Nádia Maia, às 20h.

No Recife Antigo, no Centro da Cidade, o Bloco da Saudade tomará as ruas para comemorar os seus 45 anos de história, com o tema “Recife Cidade do Frevo e do Maracatu”. Nas cores azul e vermelho, trará destaques que remetem ao frevo e à arte barroca. Em meio às múltiplas fantasias de pastoris estará também um boi voador de 1,70 que faz referência ao período de Maurício de Nassau.

A concentração tem início às 15h30, na Praça Maciel Pinheiro, Centro do Recife. De lá o bloco partirá em direção ao Marco Zero às 16h, onde às 19h se apresentará em cima do palco. “Além da gente da gente estar trazendo a inspiração do Recife e de Olinda, iremos cantar além do repertório tradicional músicas que resgatamos”, destacou a presidente do bloco da Saudade, Isabel Bezerra.

Olinda

Em Olinda, desde cedo os blocos estarão tomando conta das ladeiras da Cidade Alta. Às 10h, o tradicional bloco da Pitombeira dos Quatros Cantos começa a sua concentração em frente a sua sede, na Rua 27 de Janeiro, 128, no Carmo. À noite, no palco do Carmo, o encerramento do dia ficará a cargo da banda maranhense Tribo de Jah, às 22h. No polo da Ribeira, o mestre Galo Preto se apresentará às 20h no palco que representa o encontro do coco de roda.