Tartaruga

Ninho de tartarugas marinhas eclode no litoral do Paulista

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/03/2019 às 17:00

-Prefeitura do Paulista / Divulgação

Cerca de 50 pessoas presenciaram, no último sábado (23), o nascimento de 90 tartarugas da espécie Pente, na Praia da Enseadinha, no Janga. O momento da abertura do ninho e o processo de chegada dos bichinhos até o mar foi repleto de emoções.

“Ver todas elas saindo e indo em direção ao mar é emocionante. Só tinha visto isso pela televisão e estou bastante feliz em poder prestigiar esse momento aqui, ao vivo”, relatou a aposentada Maria de Fátima.

“A partir da identificação dos pontos de desova, nós passamos a monitorar diariamente, durante à noite, os ninhos. O período de incubação das tartarugas dura entre 45 e 60 dias e elas levam em média 48h para saírem do local. No momento estamos acompanhando outros quatros ninhos ativos no município”, explicou o gestor ambiental do Paulista, Hebert Andrade.

“Essa ação de governo reforça nosso papel, sobretudo como seres humanos, de continuarmos preservando o meio ambiente. A gestão do prefeito Junior Matuto segue focada nesse monitoramento preservando o que temos de mais rico, que são as belezas naturais do município”, ressaltou o secretário de Turismo do Paulista, Fabiano Mendonça.

Projeto Municipal Praia Viva

O trabalho de fiscalização faz parte do Projeto Municipal Praia Viva, que tem o intuito de garantir que os animais cheguem ao mar com segurança, evitando a interferência do homem (pescadores, banhistas, moradores) e dos predadores naturais. Vale ressaltar que, além da equipe da prefeitura, moradores também ajudam no trabalho de monitoramento, informando aos profissionais da gestão sobre o aparecimento de ninhos.