TRANSTORNO

Metrô do Recife: Linha Sul só deve voltar a operar nesta quarta

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/03/2019 às 18:01

-Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Após problema na rede aérea, Linha Sul do metrô do Recifesó deverá voltar ao funcionamento normal no começo da manhã desta quarta-feira (27). Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a manutenção da companhia "vem atuando intensamente" desde a noite da última segunda-feira (25) para reparar o problema causado na rede.

Nota

"A CBTU Recife informa que a previsão da abertura da Linha Sul é para o início da circulação de trens da quarta, 27, às 5h. O trecho se encontra inoperante desde o começo da operação comercial desta terça, 26. A Manutenção da Companhia vem atuando intensamente desde a noite de ontem para reparar o problema causado em sua rede aérea, onde passa a energia que movimenta os trens. Caso o trecho seja normalizado ainda hoje, informaremos de imediato."

Ônibus

Por causa da interdição do metrô, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá reforça e ampliar o itinerário de algumas linhas de ônibus da Zona Sul do Recife. Confira:

Reforço

Na volta para casa, os usuários poderão contar com um reforço nas linhas 167 – TI Tancredo Neves (IMIP), 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista), 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) e 185 – TI Cabo (Cais de Santa Rita).

Novo itinerário

Além destas, terão seu itinerário prolongado até o Cais de Santa Rita as seguintes linhas: 115 – TI Aeroporto/TI Afogados e 024 – TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem). Já a linha 110 – Ibura/Ipsep estende o seu percurso até o TI Largo da Paz, enquanto a 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife fará a ligação entre os terminais de Cajueiro Seco e Aeroporto.

Problema

Os passageiros do metrô do Recife enfrentaram, na manhã desta terça-feira (26), mais um dia de estações lotadas. Isto porque os trens da Linha Sul do metrô não estão funcionando, afetando as 12 estações da Linha. No Terminal Integrado de Cajueiro Seco, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), os usuários estão recorrendo aos ônibus, que estão lotados devido ao aumento da demanda.

De acordo com funcionários do metrô, houve um problema na rede aérea que paralisou o serviço. Não há previsão de retorno da circulação dos trens.