Requalificação

Nichos religiosos de Olinda são requalificados por egressos prisionais

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 10/04/2019 às 19:09

-Ray Evllyn | SJDH / Divulgação

Reeducandos do regime aberto e do livramento condicional requalificaram, na manhã desta quarta-feira (10), os nichos religiosos no Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife. Os nichos são pequenas capelas centenárias que abrem às portas para a Procissão dos Passos, que vai recriar o Calvário de Jesus, nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12).

“Além de voltar para sociedade de forma honesta, estou tendo a honra de trabalhar e lugares históricos como estes. Também faz parte da ressocialização ter acesso à cultura”, relatou o reeducando Leandro Paz, 39.

Segundo o superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis, é mantido um convênio com a Prefeitura de Olinda, que já conta com 136 egressos do sistema prisional. "Eles atuam na varrição, capinação, conserto e manutenção das vias urbanas de Olinda”, destaca Josafá Reis.

Inserção social

Com vistas na reinserção social dos apenados e na recuperação das estruturas históricas de Olinda, os reeducandos fizeram a limpeza, conserto e pintura e a iluminação dos nichos. Eles cumprem carga horária de oito horas diárias e têm contrato regido pela Lei de Execuções Penais.